Encontro latino-americano reunirá cerca de 500 especialistas em Astronomia

27/11/2013 09:45

Clique na imagem para fazer download da programação

Entre os dias 25 e 30 de novembro, Florianópolis sediará pela primeira vez um dos mais tradicionais eventos na América Latina sobre Astronomia, o Larim/2013, sigla para Encontro da Regional Latino-americana da União Astronômica Internacional. São aguardados cerca de 500 pesquisadores de 20 países. O evento será no Hotel Oceania, na praia dos Ingleses.

O Larim teve início há 35 anos em Santiago (Chile) e desde então tem se caracterizado por debater os mais diversos temas em Astronomia, como sistemas planetários e estelares, galáxias, cosmologia, astrofísica, história, e ensino, entre outros. Esta edição é coordenada pelo professor Roberto Cid Fernandes, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Fazem parte da programação sessões plenárias, apresentação de pesquisas e palestras voltadas ao público não especializado.

Um dos destaques será a palestra de Andreas Kaufer (Chile), que irá abordar o presente e o futuro do Observatório Europeu do Sul (European Southern Observatory, ESO). O ESO opera ao norte do Chile dois dos maiores observatórios astronômicos do mundo, o de La Silla e Paranal. Kaufer falará sobre os projetos deste consorcio que reúne 14 países, que representam aproximadamente 30% dos astrônomos do mundo. O Brasil assinou com o ESO um acordo de cooperação em 2010, mas que até o momento não foi aprovado pelo Legislativo.

O evento também promoverá atividades paralelas, entre elas o curso de Astronomia para professores da Educação Básica. Com atividades presenciais e a distância, o curso terá aulas teóricas, práticas, além de oficinas sobre softwares educacionais voltados à astronomia e sessões no Planetário e no Observatório da Universidade Federal de Santa Catarina. Os participantes também irão debater sobre a educação em astronomia, experiências e contribuições para a prática pedagógica.

O Larim/2013 é patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do estado de Minas Gerais (Fapemig), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), International Astronomical Union (IAU), Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e UFSC. Já estão confirmadas as participações de pesquisadores da África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Franca, Honduras, Itália, México, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Uruguai e Venezuela.

Serviço

O quê: Larim/2013 – XIV Latin American Regional IAU Meeting – LARIM/2013 – Encontro da Regional Latino-americana da União Astronômica Internacional

Quando: 25 a 30 de novembro de 2013

Onde: Oceania Park Hotel e Centro de Convenções, Rua dos Mariscos, 550, Ingleses, Florianópolis (SC)

Mais informações: http://www.larim2013.org.br

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC

Tags: astronomiafísicaLarimUFSC