Documentário premiado estreia na TV UFSC neste domingo com reprise nesta terça

01/11/2013 18:21

Especial sobre o Rio Uruguai na TV UFSC

Especial Rio Uruguai – das nuvens às corredeiras apresenta um levantamento da bacia do Rio Uruguai, desde as nascentes na Serra Geral até as corredeiras no extremo oeste catarinense.  O documentário premiado retrata trechos da expedição do Instituto Ekko Brasil no Rio Uruguai, foi dirigido por Neno Brazil e produzido pela Cristal Broadcast, de Florianópolis. O Instituto, através do Programa Turismo Sustentável – Rio Uruguai, com patrocínio do Funturismo, faz um levantamento da bacia do rio Uruguai através de imagens de satélite, visando formar um banco de dados para o planejamento de um turismo de viés responsável na região.

Turismo e economia se misturam na história do Rio Uruguai. O especial retrata as cavalgadas no Campo do Padre, entrevista balseiros que desciam o rio para vender seus produtos no interior do Rio Grande do Sul e revela a presença de lontras no rio. O jornalista Paulo Markum acredita que uma das ações de turismo que pode ser realizada é o resgate da história da região do Prata. Para Markum, o Rio Uruguai tem um papel importante na conquista da região, na luta entre os europeus, principalmente espanhóis, e os índios.

Resgate do Cinema Silencioso exibe imagens da posse do presidente Arthur Bernardes

O documentário que relata a posse do mineiro Arthur Bernardes na Presidência, em novembro de 1922, estreia no sábado, 2, às 14h. Na época, a situação de Bernardes não era muito confortável. A crise política envolvia seu nome depois do caso das cartas anônimas, ofensivas ao Exército brasileiro, e que foram atribuídas como de sua autoria. Apesar de governar o Brasil mantendo o país em estado de sítio permanente, o filme impressiona ao mostrar a multidão presente às cerimônias. As imagens mostram o desfile de lanceiros na avenida Beira-Mar, a chegada à residência de Bernardes e apresentação do ministério, a saída da posse, que aconteceu na Biblioteca Nacional, e a chegada ao Palácio do Catete. Este é o documento mais completo da posse de um presidente da República Velha.

Às 14h20 estreia o filme A Santa de Coqueiros, que reporta um milagre que teria acontecido na cidade de Coqueiros, interior de Minas Gerais, em 1931. Na ocasião, a moradora Manoelina Maria de Jesus, benzeu a água que acabou se tornando milagrosa. A notícia se espalhou e o cinegrafista Ramón Garcia viu a oportunidade de registrar as caravanass de automóveis que chegam ao local da residência da santa e às cerimônias de benzeduras e aspersão da água santificada. As imagens também documentam a perícia, realizada por repórteres e acadêmicos, que examina casos de cura através da água tocada por Manoelina.

UFSC Entrevista discute o projeto Pelos & Apelos

Os alunos do 8º período do curso de Administração Empresarial da Universidade do Estado de Santa Catarina estão desenvolvendo o projeto Pelos & Apelos, que tem como objetivo ajudar a Organização Bem-Animal (OBA!) Floripa. A ideia é arrecadar fundos, através de promoção de eventos e captação com empresários, para a compra de um veículo que ajude no transporte dos animais e de ração. A OBA! desenvolve os projetos “cãoterapia” e o “mutirão mata-fome”, além de eventos para adoção de cães e gatos. Os convidados desta edição do UFSC Entrevista são os estudantes Manuella Fedatto e Fabrício Valério Pereira que explicam o funcionamento do projeto e as atividades desenvolvidas pela OBA! .

Campeonato Brasileiro Série C

A primeira partida da semifinal do Brasileirão Série C acontece no sábado, às 19h. O Vila Nova (GO) enfrenta o Sampaio Corrêa (MA), no Serra Dourada. A transmissão, ao vivo, começa Às 18h30. Já a segunda semifinal ainda não está decidida. O Luverdense (MT) espera o vencedor de Betim (MG) e Santa Cruz (PE). O time pernambucano ganhou fora de casa por 1 a 0 e precisa de apenas um empate para decidir a semifinal com o time de Mato Grosso. A partida de volta das quartas de final entre Betim e Santa Cruz acontece no domingo, às 17h, com transmissão a partir das 16h30 na TV UFSC.

Para acompanhar os programas da TV UFSC, sintonize o canal 15 da NET Florianópolis ou o Canal Aberto 63.1 Digital. A programação completa pode ser conferida nos sites www.tv.ufsc.br/grade.html  e www.tvbrasil.ebc.com.br. Assista, também, aos boletins de notícias no www.youtube.com/tvufsc.

Natália Porto/Estagiária/TV UFSC

 

Tags: documentárioespecialUruguai