Vestibular UFSC/2014: Licenciatura em Educação do Campo oferece 60 vagas

16/10/2013 11:28

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), divulgou no dia 26 de setembro, o Edital 05/Coperve/2013 referente ao concurso Vestibular 2014 para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo. São 60 vagas para o ingresso no primeiro semestre de 2014. As inscrições podem ser feitas até às 23h59min do dia 23 de outubro, exclusivamente pela internet, no endereço http://www.educacaodocampo2014.ufsc.br/.

As provas serão realizadas nas cidades de Caçador, Campos Novos e Curitibanos (conforme opção feita pelo candidato na inscrição) no dia 10 de novembro de 2013, com início, impreterivelmente, às 14h, e duração de quatro horas.

O curso é oferecido na modalidade presencial, alternando-se entre atividades no campus João David Ferreira Lima (bairro Trindade) e vivências e estágios nas comunidades e escolas das cidades de Caçador, Campos Novos, Correia Pinto, Curitibanos, Fraiburgo, São José do Cerrito, Videira, entre outras (a definir).

O curso é aberto para todos os que concluíram o ensino médio, mas se destinam principalmente aos educadores de escolas públicas de educação básica, pessoas que integrem ações sociais educativas em organizações e movimentos sociais, que atuem como professores ou coordenadores de escolarização básica em comunidades camponesas, ou que coordenem e acompanhem cursos formais apoiados por programas governamentais como Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Saberes da Terra.

História

O curso de licenciatura em Educação do Campo teve início em 2009, em resposta à estimativa do Ministério da Educação (MEC), de que o Brasil precisa formar pelo menos vinte mil professores para atender as escolas rurais com professores habilitados. Nas duas primeiras turmas, o curso contou com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do MEC, por meio do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (ProCampo), que viabilizou hospedagem, alimentação e transporte entre os locais de trabalho e a UFSC. Com uma carga horária mínima de 3.888 (3.096 na universidade, 648 nas comunidades e 144 em disciplinas optativas ou atividades artístico-culturas), o curso possui oito semestres de duração.

Mais informações:  ou (48) 3721-2250.

Beatriz Nedel Mendes de Aguiar/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC

Tags: educação do campoUFSCVestibular 2014