Comunidade acadêmica pode acessar o Portal de Periódicos da Capes com o IdUfsc
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) integra a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.
Um dos serviços disponíveis para docentes, técnico-administrativos e alunos é o acesso ao Portal de Periódicos da Capes. A novidade é que todos que possuem uma identidade no CAFe, que no caso da UFSC é igual à identidade UFSC (IdUfsc), podem consultar a base de dados fora da instituição, tornando assim muito mais simples o acesso ao conhecimento recente.
Para conectar-se basta acessar o Portal de Periódicos: http://www.periodicos.capes.gov.br/, selecionar na barra superior “Meu Espaço” e depois “CAFe”, selecionar ‘UFSC’ e digitar o seu IdUFSC.
O portal foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Ele divulga e dá acesso aos recentes artigos de pesquisadores brasileiros indexados na base Scopus (banco de dados de resumos e citações de artigos para jornais e revistas acadêmicas).
Demais serviços da CAFe podem ser consultados no endereço http://portal.rnp.br/web/servicos/servicos-disponiveis.
Saiba mais:
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.
As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP). As organizações usuárias da RNP que atuam como provedores de identidade têm atualmente um subsídio completo no preço associado ao uso do serviço da CAFe. Além disso, nenhum dos acordos atuais prevê qualquer custo para os provedores de serviço. A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.
A CAFe possibilita que cada usuário tenha uma conta única em sua instituição de origem, válida para todos os serviços oferecidos à federação, eliminando a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento.
A relação de confiança entre instituições participantes da Federação permite que o usuário se autentique unicamente em sua instituição de origem, que fornece as garantias de autenticidade e credibilidade necessárias às demais.
Diversos países já têm federações em funcionamento ou em implantação. Dentro das redes de instituições de ensino, os serviços de ensino a distância e atividades de colaboração estão entre os maiores beneficiários das infraestruturas oferecidas por federações.
Outras informações: guilherme.geronimo@ufsc.br.
Vitória Greve/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
vitóriagreve08@gmail.com