‘Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos’ em debate na UFSC

26/09/2013 12:23

O XVII Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) será realizado de 2 a 5 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus de Florianópolis. O evento deste ano terá como tema “Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos”, e já conta com 3.700 inscritos e está estruturada em dez simpósios, 39 grupos de trabalho, sessões de pôsteres, manifestações culturais como exposições fotográficas, teatro, vídeos, performances, música e lançamento de mais de 30 livros abordando diversas temáticas a partir da Psicologia Social.

Os Encontros Nacionais e Regionais da entidade têm atraído um número cada vez maior de pesquisadores e  gestores e possibilitam visualizar os problemas sociais que a realidade brasileira tem apresentado à Psicologia Social, como violências de diversas ordens, o aviltamento de direitos humanos e o recrudescimento de práticas de sujeição. A temática Práticas Sociais, Políticas Públicas e Direitos Humanos possibilitará o debate desses acontecimentos e práticas, das lógicas privatistas e individualizantes que geralmente os caracterizam e os processos de subjetivação daí decorrentes. Oportunizará, também, dar visibilidade às práticas de resistência que instituem fissuras nesse cenário e contribuem para a reinvenção do político.

A realização do Encontro foi viabilizada por meio de fomento da Capes e do CNPq, do apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Direção do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSC.

A Abrapso é uma associação sem fins lucrativos, fundada durante a 32ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no Rio de Janeiro, em julho de 1980. Fruto de um posicionamento crítico na Psicologia Social, desde a sua criação, a entidade tem sido importante espaço para o intercâmbio entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, docentes e pesquisadores. A revista Psicologia & Sociedade é o veículo de divulgação científica da entidade.

O quê: 17º Encontro da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

Quando: 2 a 5 de outubro.

Onde: Centro de Cultura e Eventos, Centro Socioeconômico (CSE), Centro de Ciências da Educação (CED) e Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Programação: http://www.encontro2013.abrapso.org.br/programacao.

Mais informações: www.encontro2013.abrapso.org.br / (48) 3721-9066 / 3721-9250.

Assista à matéria produzida pela TV UFSC para o boletim ‘Universidade Já’:

No dia 4 de outubro, uma performance na Praça da Cidadania chamou a atenção dos estudantes da UFSC. A apresentação faz parte do 17º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso).

Tags: AbrapsoPolíticas Públicas e Direitos HumanosPráticas SociaisUFSC