Laboratório da UFSC tem projeto premiado pela Fundação Banco do Brasil

10/09/2013 08:15

Horta comunitária Recanto das Roseiras, em Joinville.
Foto: Lecera

O Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera), vinculado ao Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), teve o projeto“Centro de Referência em Agricultura Urbana e Periurbana Agroecológica da UFSC” certificado na 7ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013. No Prêmio deste ano, ao todo, 192 tecnologias sociais foram certificadas. Confira a lista das instituições.

Esta Tecnologia Social é desenvolvida há cerca de cinco anos e trata-se de um espaço de diálogo, um canal aberto entre Universidade e sociedade que visa promover a segurança alimentar e nutricional na agricultura urbana. Este diálogo é realizado de forma a articular, apoiar e acompanhar comunidades, famílias carentes, gestores e comunidade acadêmica, por meio de encontros, oficinas, saídas de campo, redes de troca, atividades de pesquisa e extensão etc.

Para isso, o Lecera propõe formas alternativas que visam possibilitar o acesso a alimentos de qualidade, à terra, aos meios e modos de produção agroecológica, que oportunizem às famílias “serem protagonistas de sua própria mudança” e  que possam tornar o agricultor urbano autossuficiente – partindo do (re)conhecimento da realidade destes (cultura, território, relações sociais, movimentos humanos e hábitos alimentares).

Horta comunitária Girassol, em Joinville. Foto: Lecera

Também faz parte da proposta política do Centro, “o fortalecimento de redes de troca de sementes e consumo consciente, bem como aproximar o homem da natureza e de suas fontes de sustento”.

Segundo uma das  gestoras do Centro de Apoio a Agricultura Urbana e Periurbana de Santa Catarina (CAAUP/SC),  a engenheira agrônoma, Susi Mara Freddi, o resultado das ações deste projeto é materializado por meio de hortas comunitárias agroecológicas localizadas nas periferias das cidades: Joinville, São Bento do Sul, Itaiópolis, Canoinhas e Mafra. Ela afirma, ainda, que este trabalho tem como produto um alimento fresco, de qualidade e em quantidade suficiente para famílias em situação de pobreza, insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade social.

Susi Freddi deu seu depoimento à Agecom sobre o projeto – “O alimento saudável em si é o resultado prático, mas o entendimento político do Centro é para além da produção de alimentos, ou seja, por meio da produção comunitária de alimentos empodera-se cidadãos excluídos a pensar a sociedade, seus direitos e deveres. Pensar a cidade e a sociedade para gerar mudança. O pano de fundo é a transformação social.”.

Este espaço de diálogo desenvolvido pelo Lecera existe na UFSC desde 2008, ano de sua criação. Na época era financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mas, em junho de 2012, a Universidade entrou com uma contrapartida, com auxílios às bolsas dos integrantes da equipe técnica, hospedagem e alimentação dos mesmos.

Laboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma Agrária (Lecera).

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

O que é “Tecnologia Social”?

Mais informações:

Susi Mara Freddi (CAAUP – SC) – caaupsc@gmail.com.

Lecera – http://www.lecera.ufsc.br/ (48) 3721-5417.

Site Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social – http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/.

Anaíra Sarmento/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/ UFSC
anairasmsarmento@gmail.com

Tags: CCALaboratório de Educação do Campo e Estudos da Reforma AgráriaLeceraPrêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2013UFSC