Palestra de Matthew Shirts abre 12ª Semana do Jornalismo nesta sexta

06/09/2013 10:33

A 12ª Semana do Jornalismo será realizada de 6 a 13 de setembro e é promovida por alunos do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A semana contará com minicursos, palestras e mesas de discussões.O evento é gratuito e aberto ao público. A palestra de abertura ocorrerá no Auditório Henrique Fontes, bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade, às 19h, com Matthew Shirts, editor-chefe da Revista National Geographic Brasil e cronista da Revista Veja São Paulo.

Na segunda-feira, 9 de agosto, às 19h, no Auditório Henrique Fontes, Bloco B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da UFSC, ocorre a palestra com Klester Cavalcanti, jornalista e editor-executivo da Isto É Gente, premiado no Brasil e no exterior, e autor de três livros, sendo o mais recente “Dias de Inferno na Síria”, no qual conta o que viveu quando foi preso e torturado durante uma reportagem que fazia sobre a guerra na Síria, em 2012.

Uma das mais esperadas palestras ocorre dia 11, quarta-feira, no Auditório do CCE, com o jornalista e escritor Audálio Dantas, que além de participar da Semana do Jornalismo, vem a Florianópolis para lançar seu mais recente livro “As duas guerras de Vlado Herzog – da perseguição nazista na Europa à morte sob tortura no Brasil”.

A palestra de encerramento será na sexta-feira, 13, também no auditório de CCE, às 20h, com Leonardo Sakamoto, jornalista e coordenador da ONG Repórter Brasil, blogueiro da UOL e professor de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. E às 23h, no Célula Showcase, ocorre a “Boa Noite!”, festa de encerramento da Semana.

“A organização da Semana leva mais ou menos um semestre, de março até setembro. É feita somente pelos alunos do curso, que são voluntários na organização. Não é nada fácil, dependendo da quantidade de pessoas envolvidas em cada ano. (…) Exige que você gaste um período semanal para as reuniões, mais resolver problemas fora desses horários, mas nada que seja impossível. Mas definitivamente no final vale a pena quando você tem o contato pessoal com jornalistas importante que tem bastante experiência para compartilhar.” conta Guilherme Longo, aluno do curso de Jornalismo e um dos organizadores da Semana.

Nos anos anteriores participaram da Semana profissionais como José Hamilton Ribeiro, João Moreira Salles, Marcelo Tas, Xico Sá, Eliane Brum, a equipe do Profissão Repórter, Lira Neto, Felipe Patury, Ruy Castro,  Renato Cruz, entre outros.

Inscrições de minicursos

Estão abertas as inscrições para os minicursos da 12ª edição da Semana do Jornalismo. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas no formulário http://goo.gl/tcbDQ4.

Documentário, com Fernanda Friedrich
De quarta a sexta (11 a 13 de setembro), das 8h40min às 12h
Vagas: 20
Ementa: Entre o cinema e o jornalismo, a técnica de documentar em vídeo une as duas áreas em uma. O conhecimento em ambas é necessário para que o documentário tenha um alcance maior, e siga o propósito inicial – informar. Princípios básicos de roteiro documental, fotografia, direção de arte, produção, sonorização, edição e direção para cinema, além de técnica de entrevista voltada para documentários, serão tópicos da oficina.

After Effects, com Eduardo Silva
De segunda a quinta (9 a 12 de setembro), das 8h20min às 12h
Vagas: 15
Ementa: Introdução da ferramenta utilizada na maioria das empresas de comunicação, que identifica, complementa e auxilia na pós produção de matérias jornalísticas. Com o desenvolvimento de identidades gráficas para jornalismo, tarjas, vinhetas, recortes em chroma key, tratamento de imagem, e infográficos de maneira geral.

Noções Gerais de Economia, com Eduardo Cormives
De segunda a quarta (9 a 11 de setembro), das 9h às 12h
Vagas: 30
Ementa: Conceitos básicos do noticiário econômico, como mercado financeiro, títulos públicos, taxa básica de juros, inflação, previdência, câmbio e bolsa de valores
Obs: É necessário levar notebook ou tablet para acessar conteúdo na internet.

Infografia, com Fabio Nienow
De segunda a quarta (9 a 11 de setembro), das 9h às 11h
Vagas: 15
Ementa: Principais modelos de infografia usados no Brasil e no mundo; Inovações e tendências da área. Parte prática sobre “Visualização de dados básica: do texto ao infográfico”: Como traduzir um texto com dados, hierarquizar informações e simplificar a visualização de dados.
Obs: É necessário levar notebook.

Jornalismo de Moda, com Maristela Amorim
Quarta-feira (11 de setembro), das 8h30 às 13h
Vagas: 15
Ementa: A história do jornalismo de Moda no Brasil e em Santa Catarina; Elaboração de textos, Produção de editorial, linguagem de redação e linguagem de mídia virtual.

“Quero fazer Mestrado, e agora?”, com Rafaela Sandrini
Quarta-feira (11 de setembro), das 9h às 12h

Normas da ABNT para trabalhos acadêmicos, com Rafaela Sandrini
Quinta-feira (12 de setembro), das 9h ao meio dia

Mais informações:

Formulário de inscrição: http://goo.gl/tcbDQ4.

Débora Cristina Baldissera / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC

Tags: Semana de JornalismoUFSC