Departamento de Engenharia Química e de Alimentos da UFSC comemora 30 anos

04/09/2013 19:43

A solenidade de comemoração aos 30 anos do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) e aos 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foi realizada na última segunda-feira (2/9). A cerimônia teve início com a exibição de um vídeo institucional que contou um pouco da história do Departamento, mostrou a estrutura dos cursos e seus laboratórios (dos quais 13 destinam-se a pesquisa e cinco ao ensino), os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos, a Empresa Júnior CONAQ Projetos e Consultorias em Engenharia Química e Engenharia de Alimentos, e o Centro Acadêmico Livre de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (CALEQA).

Entre as autoridades convidadas para compor a mesa da cerimônia, estavam a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco; o diretor do CTC, Sebastião Roberto Soares; o chefe de departamento do EQA, Antônio Augusto Ulson de Souza; o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia Química (PosENC), Ricardo Antônio Augusto Francisco Machado; o coordenador da Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL), João Borges Lourindo; o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Nataliano Uggioni, que representou o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte; o presidente do Conselho Regional de Química (CQR-SC) da 13ª Região, José Maximiliano Müller Netto e o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), Carlos Alberto Kita Xavier. O evento foi realizado no Auditório Teixeirão, CTC.

Um dos destaques do evento foi a entrega do prêmio “Entidade Amiga do EQA”, criado pelo departamento para reconhecer a importância das empresas e entidades parceiras que deixaram uma marca na história de 30 anos do Departamento (veja no final desta notícia a lista das premiadas).

O EQA também prestou uma homenagem póstuma e especial ao professor Rodi Hickel, que foi pró-reitor de Ensino e Pesquisa e Pró-Reitor de Ensino na gestão do ex-reitor Caspar Erich Stemmer, presidente da Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD), chefe do Departamento de Química do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM), chefe do Departamento de Engenharia Química do CTC e vice-presidente do Conselho Regional de Química.

Após as premiações e homenagens, o professor Haiko Hense e o acadêmico Tarcisio Wollf Leal realizaram uma apresentação musical, de flauta transversal e violino respectivamente, interpretando “Gavotte pour les Fleurs et les Zéphirs” de Jean-Phillipe Rameau e “Suite 2 – Badinerie” de Johann Sebastian Bach.

Ao final do evento, alguns professores da mesa foram convidados ao uso da palavra. Antônio Augusto Ulson de Souza falou que este é um momento muito especial para o EQA e para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química. Também comentou estar honrado em fazer parte do Departamento, da equipe de docentes e pesquisadores.

O professor Ricardo Machado ressaltou que, apesar das dificuldades com número insuficiente de docentes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, o esforço e a dedicação dos professores resultam no alto índice de produção científica do curso. Machado agradeceu as empresas e instituições de pesquisa que apoiaram as atividades e ajudaram a alavancar o PosENQ.

Logo depois o diretor do CTC, Sebastião Roberto Soares, também homenageou a todos da equipe do EQA e enalteceu o Centro Acadêmico por estar sempre ativo no curso. Para finalizar, a vice-reitora Lúcia Helena Martins Pacheco disse que foi uma grande alegria estar presente na comemoração, agradeceu a toda equipe do Departamento pela colaboração e parceria para a execução do projeto de ampliação e melhoria da qualidade dos laboratórios, e concluiu: “que venham mais muitos anos de ensino de qualidade e produtivos para o país”.

:: Empresas e instituições que receberam o prêmio “Entidade Amiga do EQA”:

– Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes);

– Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (Feesc);

– Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu);

– Anjo Química do Brasil LTDA;

– Malwee Malhas LTDA;

– Albrecht Equipamentos Industriais LTDA;

– Brasil Foods;

– Carbonífera Criciúma S.A.;

– Coteminas S.A. unidade Blumenau;

– Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL);

– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA);

– Conselho Regional de Química (CQR-SC) da 13ª Região;

– Karsten S.A.;

– NANO Endoluminal S.A.;

– Centro de Pesquisas da Petrobrás (Cenpes);

– Termotécnica LTDA;

– Whirlpool Corporation

– Agência Nacional de Petróleo (ANP)

Mais informações:

Regina Moreira (Professora/ EQA) – (48) 3721-2536 ou ou e-mail