UFSC organiza 2º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública
O 2º Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública começou na manhã desta quarta-feira (7) e segue até a próxima sexta-feira (9), na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis. A proposta é reunir o setor produtivo, o governo e a academia para debater os desafios que envolvem a segurança pública. O evento é realizado pelo setor de pesquisa da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PGEGC) e pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PGED), com o apoio do Comando-Geral da PMSC e da Reitoria da UFSC.
A coordenadora geral do evento, professora Marina Keiko Nakayama (http://lattes.cnpq.br/5966868764284331), esclarece que o Grupo de Estudos de Segurança Pública (GESP) da PMSC se propõe a capacitar e formar membros da corporação e de outras instituições, além de produzir novas pesquisas na área. “O Grupo, criado pelos professores da UFSC e pelos responsáveis pelo Centro de Ensino da PMSC em 2011, concebeu o seminário com o principal objetivo de criar visibilidade para a sua proposta de gerar, disseminar, incentivar e compartilhar processos inovadores e atualizados em segurança pública”, afirma.
O GESP, coordenado por Marina Nakayama, é formado por 13 pesquisadores e 59 estudantes – que trabalham em 14 linhas de pesquisa –. Professores do PGEGC da UFSC participam do grupo, que conta com a parceria do PGDE e de membros da PMSC.
A reitora da UFSC, Roselane Neckel, anunciou que a Universidade está aberta a novas parcerias que façam com que a ciência, a tecnologia e a inovação estejam cada vez mais presentes no cotidiano da segurança pública. “Discutir esse tema a partir da perspectiva da ciência, da tecnologia e da inovação é, por seu turno, compreender que estamos diante de muitos desafios e que o conhecimento que é produzido em universidades e institutos de pesquisa pode e deve contribuir para que possamos ter não apenas mais segurança, mas tudo que daí deriva, como qualidade de vida e direito à cidadania”, disse.
Na mesa de autoridades, a reitora da UFSC, Roselane Neckel; a coordenadora geral do evento, professora Marina Keiko Nakayama; o comandante geral da PM, coronel Nazareno Marcineiro; o secretário de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina, César Augusto Grubba, representando o governador Raimundo Colombo; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Marcos de Oliveira; o delegado geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Aldo Pinheiro D’Avila; o presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Maurício Fernandes Pereira; o superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Natalino Itione, representando presidente da Fiesc, Glauco Côrte; o coronel da PM, Valdemir Cabral; o chefe de Estado Maior da PMSC, coronel João Schorm de Amorim; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesq), Sérgio Luiz Gazioni; e o presidente do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), coronel João Rufino de Salles.
Na ocasião, ocorreu o lançamento do livro “Pontes para a Segurança Pública”, fruto da compilação de reflexões e estudos feitos durante a primeira edição do seminário, realizada em junho de 2012.
A organização prevê a participação de cerca de 400 pessoas, e o público-alvo são instituições que atuam direta ou indiretamente na áreas da segurança pública, do ensino superior e da pesquisa no país e no mundo. “Avanços Tecnológicos no Sistema Penitenciário em Santa Catarina”, “Segurança e Defesa Cibernética no Contexto da Administração Pública Federal”, “Sistema Integrado de Segurança Pública Móvel”, “Gestão da Inovação e Segurança e Comunicação do Estado” serão temas abordados em algumas das palestras.
A programação completa está disponível no site http://www.seminariosegurancapublica.com.br
Bruna Bertoldi Gonçalves/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC
bruna.bertoldi@contato.ufsc.br / (48) 3721-9319