UFSC desenvolve ações para reforçar segurança no campus e orientar calouros

19/08/2013 08:37

Desde o início do semestre letivo, a equipe do Departamento de Segurança Física e Patrimonial (Deseg) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) reforça as rondas e faz presença ostensiva com o uso de viaturas nos principais acessos do campus de Florianópolis. Cartilhas com dicas de segurança e com os contatos do Departamento serão distribuídas nas pastas oferecidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), durante a recepção dos calouros, programada para  esta segunda, dia 19 de agosto.

Ao todo, foram confeccionadas 20 mil cartilhas. O material será entregue na fila do Restaurante Universitário (RU), nas salas de aula e durante as rondas. Evitar lugares escuros, não pegar carona com estranhos e não oferecê-la a desconhecidos, não deixar equipamentos eletrônicos em cima de bancos e checar se o carro está fechado são algumas das recomendações. “A intenção é orientar a comunidade sobre o assunto e tê-la como aliada na prevenção de ocorrências e na comunicação imediata quando algo acontece”, explica o diretor do Deseg, Leandro Luiz de Oliveira.

Uma abordagem em pontos de desembarque de alunos que utilizam o transporte coletivo – com atenção especial à região do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e do Centro Socioeconômico (CSE) – também está programada para as próximas semanas.

O Gabinete da Reitoria prepara um fórum para discutir questões relativas à segurança nos  campi da UFSC. O evento será realizado no dia 2 de setembro, às 18h30, no Auditório da Reitoria. Representantes da comunidade universitária, da Polícia Militar, da Advocacia Geral da União e de outras instituições participarão das discussões.

Denúncias e avisos ao Deseg podem ser feitos pelos telefones (48) 3721-9555 e 3721-5050, ou por SMS, para o celular (48) 8468-1508.

Bruna Bertoldi Gonçalves/Assessoria de Imprensa do Gabinete da Reitoria/UFSC
/ (48) 3721-9319

Tags: calouros UFSCCampusDESEGGabinete da ReitoriaSegurançaUFSC