Curso de Motores à Combustão Interna abre inscrições para terceira turma

05/08/2013 13:15

A terceira turma do curso de férias Motores à Combustão Interna – Teoria e Prática terá início nesta terça-feira, 6 de agosto, no Laboratório de Combustão e Engenharias de Sistemas Térmicos (LabCET) da UFSC, Bloco B do Departamento de Engenharia Mecânica. O curso é aberto ao público e não exige conhecimento prévio na área. Interessados podem se inscrever nesta segunda-feira.

Serão ministradas aulas práticas e teóricas utilizando motores de automóveis do ciclo Otto e estacionários do ciclo Diesel.

Período: 6 a 9 de agosto de 2013.
Número de vagas: 25.
Carga horária: 25 horas.
Material: CD com vídeos e apostila completa especialmente desenvolvida para o curso.
Gestora e certificados: Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu).
Promoção: LabCET/UFSC.

Inscrições

Valor da inscrição: R$ 220.  Pagamento único (válido para todo o curso).

As inscrições podem ser efetuadas da seguinte forma:

  • Gilson Maia do LabCET (www.labcet.ufsc.br) pelo e-mail:  ou pelos telefones: (48) 3721-9390 ramal 210 / 9986-2843;
  • Fapeu no novo endereço:  http://fap6.fapeu.org.br/scripts/fapeufap.pl/swfwfap130, pelo site (www.fapeu.org.br) ou pelo telefone (48) 3721-4312 (das 13h às 16h com Claudete). Preencha o cadastro e “clique” em enviar, e na página com os seus dados aparecerão as referências bancárias da Fapeu. Se escolher depósito em conta, copie os dados e faça a transferência.

Horários das aulas

Motores à Combustão Interna: Teoria e Prática

Terça-feira

Quarta-feira

Quinta-feira

Sexta-feira

6 – Curso
14h- 18h30

7 – Curso
14h- 19h

8 – Curso
14h30- 19h

9 – Curso
14h- 19h30

Objetivos Principais

Preparar o aluno para atuar no acompanhamento da recuperação dos motores automotivos, na sua conservação e manutenção, na interpretação de falhas e defeitos dos motores. Formar consciência crítica na proteção do meio ambiente e o uso racional de combustíveis fósseis e alternativas renováveis.

Gerar e difundir conhecimentos tecnológicos, introduzindo os conhecimentos básicos relacionados com a ciência dos motores, sob a ótica do técnico de manutenção.

Atividades Principais

Desmontagem dos motores; limpeza de peças; recuperação de peças; montagem dos motores; funcionamento. Regulagens. Análise de emissões (práticas)

Resultados Principais

Capacitar e preparar o aluno para lidar com atividades práticas relacionadas a motores; difundir os conhecimentos e trabalhos desenvolvidos no LabCET.

Metodologia

O curso terá caráter eminentemente prático, de modo a familiarizar o aluno com os motores, bem como complementar a formação teórica em motores a combustão interna. Serão oferecidas turmas para 25 alunos, da comunidade interna e externa a UFSC, em períodos preestabelecidos de acordo com o cronograma, com duração de 28 horas aula. As aulas serão oferecidas no período vespertino ao longo de duas semanas com exposição em quadro e giz e utilização de recursos audiovisuais além das atividades práticas.

As aulas serão aplicadas fora do horário letivo da graduação em engenharia e durante as férias escolares. As aulas teóricas serão expositivas utilizando slides. As aulas práticas serão ministradas com apoio de modelos esquemáticos, bem como motores reais de automóveis e motocicletas.

Programação

Introdução; Noções gerais sobre máquinas térmicas. Revisão dos conceitos básicos em motores de combustão interna ciclos Otto e Diesel 2t e 4t. Sistema de ignição; Sistema de alimentação; Sistema de válvulas; Sistema de transferência de energia; Sistema de lubrificação. Procedimentos de desmontagem e montagem de motores. Processos de recuperação de um motor a combustão interna. Retífica de motores. Funcionamento e regulagem de motores de combustão interna; Interpretação de falhas. Processos de medição: Pressão, temperatura e dimensões de um motor. Testes com gasolina; Análise de emissões. Teste de motores em bancada. Injeção eletrônica.

Mais informações com Gilson Maia – LabCET / www.labcet.ufsc.br / .

Telefones: (48) 3721-9390 ramal 210 / 9986-2843 (Tim).

Tags: CTCLabCETMotores a Combustão InternaUFSC