“Terra Sonâmbula” é o filme desta sexta no Cine Paredão

12/06/2013 17:43

O Cine Paredão exibe nesta sexta-feira, dia 14 de junho, às 19h, no Bosque do CFH, o filme Terra Sonâmbula, em comemoração ao Dia de África. No dia 24 de maio, por problemas técnicos, não foi possível exibir o filme. O longa-metragem é o primeiro da diretora Teresa Prata e é baseado no premiado livro homônimo do escritor moçambicano Mia Couto.

Sinopse

No meio da guerra civil de Moçambique, o menino Muidinga quer apenas reencontrar seus pais. Encontrado em um campo de refugiados por Tuahir, o garoto teve uma terrível doença que fez com que ele não conseguisse mais se lembrar de nada do seu passado, o que dificulta ainda mais sua desesperada busca. Mesmo assim, os dois seguem viagem tentando encontrar alguma pista que os faça chegar enfim à família de Muidinga.
Durante o trajeto, eles encontram um ônibus incendiado, com diversos corpos carbonizados. Perto dali, um outro cadáver chama a atenção, de um homem morto a tiro. Ao lado dele, em uma maleta, um diário que conta a história da vida de Kindzu. Enquanto continuam a jornada, Tuahir e Muidinga acompanham a história daquele diário, e quanto mais leem, mais percebem semelhanças entre esta história e a do próprio garoto.

Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=zro5Hwpw0yQ

Título no Brasil: Terra Sonâmbula
País de Origem: Moçambique/Portugal
Tempo de Duração: 96 min
Direção: Teresa Prata

O que é o Dia de África?

No dia 25 de maio de 1963 fará 50 anos que foi fundada a Organização da União Africana (OUA), em Addis-Abeba, Etiópia, hoje conhecida internacionalmente como “União Africana”(UA). Seu principal objetivo foi a luta contra a colonização no continente.
A partir de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da África que passou a ser reconhecido internacionalmente.
É uma data que passou a ser conhecida como o símbolo da luta e combate dos povos do continente africano, pela sua independência e emancipação e a superação de todas as formas de desigualdade social.
O Dia de África é a manifestação de milhares de africanos que tem o objetivo de organizar os desafios da construção do futuro de uma África solidária e democrática.

Mais informações: http://cineparedao.paginas.ufsc.br/

Tags: Bosque do CFHcine paredãoTerra SonâmbulaUFSC