Primeiro ‘Bloomsday’ online do Brasil será no dia 16 de junho

12/06/2013 12:10

Minha pequena Irlanda

No dia 16 de junho, em muitas cidades ao redor do mundo, amantes do escritor irlandês James Joyce (1882-1941) celebram a “caminhada”antológica de Leopold Bloom, protagonista do romance Ulisses (1922), pelas ruas de Dublin. A celebração é conhecida como Bloomsday (Dia de Bloom). A festa não se restringe, no entanto, a celebrar o romance Ulisses: no mesmo dia, outras obras de Joyce são igualmente lembradas e encenadas, assim como também são homenageados diferentes escritores irlandeses e escritores experimentais de outros países que tenham alguma afinidade artística com James Joyce, um dos gigantes da literatura do século XX.

No Brasil, o Bloomsday vem sendo festejado há mais de duas décadas. Em Florianópolis, o primeiro Bloomsday foi festejado em 2002, e neste ano, inova no seu formato, adotando a linguagem digital, e será comemorado online, no jornal “Qorpus” (http://qorpus.paginas.ufsc.br/), que irá ao ar no dia 16 de junho, sob a coordenação dos professores da UFSC Clélia Mello (Cinema), Dirce Waltrick do Amarante (Artes Cênicas) e Sérgio Medeiros (Literatura). Os destaques desse evento são: a leitura de algumas cartas trocadas entre James Joyce e Nora Barnacle; a leitura dos “soundsenses” (palavras compostas por mais de cem letras, que aparecem no romance Finnegans Wake (1939), última obra de Joyce); a apresentação dos vídeos “O gato e o diabo” e “Os gatos de Copenhague”, baseados nos dois únicos contos infantis de Joyce.

Florianópolis também estará presente no Bloomsday de São Paulo, no dia 14 de junho, com a apresentação, às 20h, da peça Minha pequena Irlanda, na Casa Guilherme de Almeida. Minha pequena Irlanda propõe um diálogo entre ficção e biografia, mesclando as cartas trocadas entre James Joyce e Nora Barnacle com fragmentos do capítulo VIII de Finnegans Wake (1939), último romance do escritor irlandês. Minha pequena Irlanda é um processo colaborativo do qual participam Ana Paula Gozalo de Araujo, Jacqueline Kremer e Marina Veshagem, alunas do curso de artes cênicas da UFSC, sob a coordenação da professora Dirce Waltrick do Amarante.

Bloomsday 2013 de Florianópolis:

Onde: http://qorpus.paginas.ufsc.br

Telefones para contato: