UFSC sedia workshop sobre pesquisa de cultivos transgênicos no México, Brasil e Índia

17/05/2013 15:31

No dia 24 de maio, das 8h30 às 18h, será realizado o workshop da pesquisa internacional e interdisciplinar “Análise dos aspectos sociais, culturais e econômicos que configuram a aceitação, uso e resistência às culturas transgênicas em três países: México, Brasil e Índia” (GM Futuros), no Auditório da Fapeu, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O projeto é financiado pela Templeton Foundation e liderado pelos pesquisadores Phil Macnaghten, Susana Carro-Ripalda e Joanildo Burity, da Universidade de Durham. No Brasil, a pesquisa é coordenada pela professora Julia Guivant, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC e coordenadora do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (Iris).

Neste workshop brasileiro, restrito apenas a convidados, participam diferentes instâncias governamentais, ONGs e outros grupos relevantes para o debate, e também serão apresentados os resultados preliminares da pesquisa. Em 2014 serão divulgados os resultados finais da pesquisa em uma Cúpula Internacional que será realizada em Londres. Também serão realizadas atividades de divulgação do projeto e de seus resultados por meio de publicações e conferências, assim como na página virtual do projeto (https://www.dur.ac.uk/ihrr/gmfuturos/; www.iris.ufsc.br).

A pesquisa tem como objetivo levantar dados sobre os debates e políticas relativas aos cultivos transgênicos nos três países envolvendo múltiplos níveis: desde perspectivas pessoais e interpessoais, passando por aspectos sociais e culturais, como também os contextos políticos e econômicos que circundam os debates. Vale notar que o projeto inclui um diálogo entre diferentes disciplinas: sociologia, antropologia, geografia humana, agronomia, biologia, ciência política, teologia e estudos da religião. Para dar conta da complexidade do tema em questão, os pesquisadores desenvolveram uma estratégia metodológica que envolve grupos focais, entrevistas estruturadas, questionários, observação participante, análise do discurso, análise retórica, entre outros. Saiba mais.

Outras informações:

Tags: cultivos transgênicosGM FuturosIRISUFSCworkshop