UFSC e universidade do Canadá promovem curso de educação corporativa

02/05/2013 15:58

Estudantes da UFSC e do Canadá participam de aula inaugural do curso Corporate Education. Foto: Henrique Almeida/Agecom

Na terça-feira, 30 de abril, teve início o Curso Corporate Education com aula inaugural na Sala de Treinamento da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), ministrada em inglês. A turma tem 44 estudantes, sendo 22 universitários do Canadá e 22 do curso de Administração da UFSC. A abertura teve a participação da diretora do Centro Socioeconômico (CSE), Elisete Dahmer Pfitscher, do chefe do Departamento de Ciências da Administração, Marcos Baptista Lopez Dalmau e do professor e coordenador do projeto Marcos Abilio Bosquetti.

O curso é uma iniciativa pioneira do CSE que visa a desenvolver o intercâmbio acadêmico entre a UFSC e a MacEwan University, de Edmonton, na província de Alberta, Canadá, que foi assinado em dezembro de 2012. Com a parceria da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter), esse curso equivale à carga horária de uma disciplina de um crédito e será realizado em nove encontros de quatro horas durante o mês de maio. As aulas foram preparadas por Bosquetti e contarão com o apoio de quatro professores da MacEwan, Noufou Ouedraogo, de Burkina Faso, Jennifer Bowerman, da Inglaterra, Rickard Enstroem, da Suécia e Evandro Bocatto, do Brasil.

Professor da UFSC e organizador das aulas, Marcos Bosquetti (centro). Foto: Henrique Almeida/Agecom

A MacEwan é uma universidade jovem que faz parcerias com diversos países e a escolha por assinar um convênio com a UFSC veio a partir da conhecida qualidade acadêmica da Universidade e do fato do Brasil estar despertando bastante interesse por ser um país emergente, participante do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Florianópolis é ainda uma capital aconchegante e cheia de belezas naturais” afirma o professor Evandro Bocatto.

Quando o projeto foi divulgado entre os alunos do CSE, em uma hora já havia 50 inscritos. Por não haver vaga para todos, os estudantes foram selecionados de acordo com o seu IA, tempo de curso, o nível de inglês e o seu interesse pela proposta.

Tendo como objetivo promover a integração e o intercâmbio acadêmico entre os alunos brasileiros e canadenses, as aulas terão como dinâmica principal construir “business cases”, que consistem na forma profissional de justificar o investimento para aprovar um projeto em uma empresa. No final do curso uma banca avaliadora premiará o melhor Case.

A parceria com a MacEwan proporcionou a cinco estudantes da UFSC bolsas ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program) de 7300 dólares canadenses para estudarem um semestre no Canadá, realizando quatro disciplinas. Bosquetti espera que no próximo ano mais alunos brasileiros possam conquistar bolsas de estudos para irem ao Canadá, e que a UFSC possa receber mais estudantes canadenses.

Mais informações com Márcio Bosquetti: (48) 9619-7931

Vitória Greve/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

“Universidade Já” exibe matéria sobre o curso:

Tags: CanadáCSECurso Corporate EducationFepeseMacEwan UniversityUFSC