Palestra sobre uso de patentes no ensino e na pesquisa acadêmica nesta quinta

08/05/2013 13:32

Nesta quinta-feira, 9 de maio, às 17h, no Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC, será realizada a Palestra “O Uso do Sistema de Patentes no Ensino e na Pesquisa Acadêmica”, com o pesquisador do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jeziel Nunes.

Serão discutidos alguns aspectos da utilização do sistema de patentes pela Universidade, que na atividade de ensino que na atividade de pesquisa. Aspectos do processo inventivo, bem como algumas formas de utilização das informações contidas no sistema de patentes no auxílio ao processo criativo e da inovação tecnológica. Também, alguns temas polêmicos que têm ocorrido na academia.

Sobre o palestrante

Jeziel Nunes é doutor em Engenharia Mecânica pela Coppe/UFRJ. Trabalha como pesquisador no INPI desde 1983. Trabalhou: como examinador de patentes da Divisão de Patente Mecânica; como analista de contratos de transferência de tecnologia na área de Bens de Capital da Diretoria de Contratos; chefe da Divisão de Modernização e Informática do INPI em que acumulou a função de Coordenador de Planejamento substituto do INPI; como analista de informação na Coordenação de Estudos e Programas da mesma instituição. É Professor Permanente da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, onde está envolvido com atividades de ensino e pesquisa nas áreas de Propriedade Intelectual e Inovação. Também faz pesquisa na área de termociências, com ênfase na análise experimental de transferência de calor e massa em microescala.

Informações: (48) 3721-9628 / www.dit.ufsc.br

Tags: EMCINPIJeziel NunesO Uso do Sistema de Patentes no Ensino e na Pesquisa AcadêmicaUFSC