Núcleo de Estudos Açorianos promove exposição fotográfica em Biguaçu

15/05/2013 16:16

Entre os dias 17 e 31 de maio, o Centro Cultural Casarão Born, de Biguaçu (SC), recebe a exposição fotográfica “Presença Açoriana em Santa Catarina”, promovida pelo Núcleo de Estudos Açorianos (NEA) da Universidade Federal de Santa Catarina. São 24 imagens registradas pelo diretor do NEA, Joi Cletison, que há mais de 30 anos atua como fotógrafo e tem dezenas de exposições realizadas no Brasil e no exterior.

As fotografias retratam a arquitetura luso-brasileira, o artesanato, as danças folclóricas, a religiosidade e outros aspectos que marcam a presença deste povo que chegou a Santa Catarina há mais de 260 anos. As  imagens mostram que a cultura deixada pelos antepassados açorianos, mesmo incorporando elementos de outras etnias, ainda conserva os traços de sua autenticidade.

A exposição faz parte da comemoração dos 180 anos de emancipação política de Biguaçu. A cidade teve início com a chegada de açorianos em 1752, com o nome de São Miguel da Terra Firme.

Sobre o NEA

O Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina atua na pesquisa, divulgação e preservação das raízes açorianas no Brasil e em especial no litoral do Estado de Santa Catarina. O Núcleo atua em 500 quilômetros de costa atlântica, onde estão localizadas 45 cidades em que predomina a cultura trazida pelos açorianos que aqui chegaram a partir de 1748. Hoje temos aqui açorianos de 7º a 9º geração que chegam a totalizar mais de 1,5 milhão de habitantes.

Serviço:

O quê: exposição fotográfica Presença Açoriana em Santa Catarina, por Joi Cletison.

Local: Centro Cultural Casarão Born – ao lado da Praça Nereu Ramos, centro de Biguaçu (SC).

Período: 17 a 31/05/2013.

Horários de visitação: segundas as sextas-feiras, das 13h às 22h.

Mais informações: (48) 3285-8061 ou (48) 3721-8605 ou via e-mail joi@nea.ufsc.br.

Tags: Joi CletisonNEAUFSC