UFSC e Udesc promovem oficina de videodança

24/05/2013 10:06

A Oficina de Videodança, promovida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), será realizada de 27 de maio a 1º de junho, de segunda a sábado, no Auditório e Laboratório de Dança B, Bloco 5, do Centro de Desportos (CDS), e consta da programação da II Semana da Dança na UFSC. A oficina será ministrada por Alexandre Veras e Andrea Bardawil (Fortaleza/Ceará). As inscrições estão encerradas.

A oficina propõe um mergulho na linguagem da videodança abordando aspectos da construção da imagem e da composição coreográfica em aulas teóricas e práticas. O programa inclui tópicos como as representações do corpo através da imagem, o corpo como lugar de inscrição de imagens; cena, presença e ponto de vista; relações entre dança e imagem em movimento. No percurso serão exibidos e comentados trabalhos de videodança, videoarte, videoperformance, cinema experimental, documentários poéticos, entre outros. Os participantes serão orientados a planejar e realizar seus próprios filmes.

A proposição da oficina resulta de uma parceria entre a UFSC (através de projeto aprovado pelo Edital PROCULTURA 2012 /Secult: Semana da Dança UFSC e desdobramentos) e o Festival Múltipla Dança. A oficina é organizada por professores e servidores da UFSC: Débora Zamariolli ( Artes Cênicas/CCE) , Janaina Santos (coordenadora de Avaliação e Apoio Pedagógico/Prograd), Janaina Martins (Artes Cênicas/CCE) e Vera Torres (professora de Dança/CDS).

Alexandre Veras é diretor do Alpendre – Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde coordena o Núcleo de Vídeo, os projetos de formação e é co-responsável pela curadoria do núcleo de Artes Plásticas, que realizou intervenções com artistas de todo o país. Também é diretor da produtora Alpendre Produções. Trabalha com vídeo desde 1989 e tem desenvolvido intensa atividade como professor de vídeo, trabalhando com oficinas de vídeo-arte, documentário, videodança, história e teoria do filme experimental. Vem desenvolvendo pesquisas e produções em videoarte, videodança, imagens projetadas e colaborado em projetos de vídeo e videoinstalações com diversos artistas.

Andréa Bardawil é coreógrafa formada pelo Colégio de Dança do Ceará. Foi uma das selecionadas no projeto Rumos Itaú Cultural Dança – 2000, com o trabalho “Do que se pode dizer…”, e ganhou a Bolsa Vitae de Artes – 2000, com o projeto “O Tempo da Delicadeza”. Foi coordenadora do Núcleo de Dança do Alpendre e do Curso Técnico em Dança, realizado pelo Senac, Secult e Centro Cultural Dragão do Mar. É coordenadora pedagógica da Bienal Internacional de Dança do Ceará e coordenadora do Curso Técnico em Dança, realizado pelo IACC, SENAC e Secult

Horários:
27 e 28 de maio – 9h às 13h.
29, 30 e 31 de maio – 8h às 14h.
1º de junho – 9h às 13h.

Carga horária: 30 horas.