Fertilização do oceano por ferro é tema de palestra na UFSC

28/05/2013 11:46

O cientista Victor Smetacek ministrou palestra sobre fertilização do oceano por ferro. Foto: Wagner Behr/Agecom/UFSC

No dia 27 de maio, a UFSC sediou a palestra “Ocean Iron Fertilization Experiments: The Dawnof New Era in Applied Ocean Science?”, ministrada pelo alemão Victor Smetacek, cientista do Alfred Wegener Institute (AWI). O evento reuniu cerca de 100 pessoas, no Auditório da Reitoria, e foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia e em Biologia Vegetal, e pelo Curso de Oceanografia da Universidade.

O tema da palestra foi o estudo da fertilização do oceano por ferro. Smetacek iniciou a apresentação alertando e exibindo dados sobre a situação atual do planeta em relação ao aquecimento global. Em seguida, explicou como a fertilização pode favorecer a redução de carbono por meio de microorganismos que se alimentam desse ferro e, estimulados, realizam mais fotossíntese, reduzindo o gás carbônico do ambiente. O público pode conhecer também as novas técnicas da bioengenharia para créditos do carbono e, no final, tirar dúvidas com o cientista.

Fernanda Struecker/Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC

Tags: Biologia Vegetalfertilização do oceano por ferrooceanografiaPós-Graduação em GeografiaUFSC