Espetáculo “Flor das Águas” retorna ao Teatro da UFSC

03/05/2013 14:41

“Flor das Águas” está vinculada ao grupo de pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, do Curso de Artes Cênicas da UFSC

A poética do sagrado feminino, do ventre do corpo e do ventre da Terra é a temática abordada na peça “Flor das Águas”, que retorna ao palco do Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), nos dias 4 e 5 de maio, sábado e domingo, às 20 horas. O enredo do espetáculo aborda a cultura brasileira de mitologia sobre as deusas do mar, do lago, da chuva, do rio e da cachoeira. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada). A bilheteria abre uma hora antes do início da peça.

A montagem teatral “Flor das Águas” está vinculada ao grupo de pesquisa Poéticas Vocais do Corpo em Arte, do Curso de Artes Cênicas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), coordenado pela professora Janaina Trasel Martins. O projeto “Montagem Teatral do Espetáculo Flor das Águas” tem como proposta a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. As atrizes são alunas do Curso de Artes Cênicas da UFSC, da quinta e sétima fase.

A proposta é propiciar vivências e experiências cênicas aos alunos-atores, contribuindo com a formação deles através do exercício prático do fazer teatral e de suas implicações no processo de montagem e nas temporadas de apresentações artísticas.

A estreia aconteceu em novembro de 2012, no Teatro da UFSC, e segue com as apresentações em 2013. O Grupo de Pesquisa Poéticas Vocais do Corpo na Arte tem como foco de estudo as relações poéticas, criativas e compositivas entre corpo, voz, palavra, som, dança.

O espetáculo aborda a cultura brasileira de mitologia sobre as deusas do mar, do lago, da chuva, do rio e da cachoeira

No processo de criação de “Flor das Águas”, a diretora do espetáculo diz que a dramaturgia foi baseada em mitologias sobre as águas em relação com o Sagrado Feminino, alinhavando poemas, cantos indígenas, cantos dos orixás das águas e cantos das lavadeiras. Também são abordadas questões socioambientais relativas à água no Brasil.

Professora Janaína cita dois textos que sintetizam a concepção da montagem da peça, um de Raissa Cavalcanti, psicóloga junguiana que trabalha com a Psicologia Sagrada, e outro do filósofo francês Gaston Bachelard:

Na mitologia, “as grandes deusas-mãe são representadas como vasos sagrados, pois são as senhoras das águas superiores e inferiores. Nos mistérios do mundo feminino, o vaso é a representação do corpo e está ligado ao mistério da transformação que ocorre no interior do corpo da mulher. E há as águas que saem do útero da terra. A mulher é essencialmente feita de água. As águas superiores são o leite, como a chuva sagrada que flui no seio da Grande Mãe, da parte superior do seu corpo. O seio é um símbolo feminino da maternidade: o vaso como local da continência, nutrição, aconchego, proteção e cuidados”. (CAVALCANTI, Raissa. Mitos da Água. SP: Cultrix, 1997. pg. 166).

“Água um leite inesgotável, o leite da natureza Mãe… valorização que marca a água com um cunho profundamente feminino. Dos quatro elementos, somente a água pode embalar. É ela o elemento embalador. Este é mais um traço de seu caráter feminino: ela embala como uma mãe. A água leva-nos. A água embala-nos. A água adormece-nos. A água devolve-nos a nossa mãe.” (BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos. SP: Martins Fontes, 2002. p. 136)

A produção teve apoio da FunPesquisa, Curso de Artes Cênicas, Secretaria de

Cultura e Departamento Artístico Cultural, todos vinculados à UFSC.

Sinopse

“Flor das águas”, em um entrelace entre teatro e dança, nos convida a navegar na poética do Sagrado Feminino das águas do ventre do corpo e da Terra, chuva sagrada que flui no seio da Grande Mãe Terra, fonte de todas as fontes.

Ficha técnica:

Direção Artística: Janaina Trasel Martins

Elenco: Ieda Moraes, Marcela Trevisan, Thais Leite, Thais Souza

Operação de som: Ronaldo Pinheiro Duarte

Cenografia: Edson Menezes

Cenotécnico: Guilherme Rosário Rotulo

Iluminação Cênica: Luciano Bueno

Videografismo: Gabriel Stella

Figurino: Daniela Antunes

Camareira: Rachel Dantas

Contra-regra: Luiz F. Carvalho e Ezio Borges

Serviço:

O quê: peça “Flor das águas”.

Onde: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis-SC.

Quando: dias 4 e 5 de maio de 2013, sábado e domingo, às 20 horas.

Quanto: R$ 20 inteira e R$ 10 meia-entrada (estudantes e idosos)

Classificação: acima de 14 anos

Capacidade do Teatro: 108 pessoas

Contato: flordasaguas.espetaculo@gmail.com

Para saber mais da peça acesse: http://flordasaguas.wix.com/flordasaguas.

Fonte: (CW) DAC/SECULT/ UFSC, com textos e fotos do grupo.

Tags: curso de artes cênicasDACFlor das águasTeatro da UFSCUFSC