Curso de Fonoaudiologia promove evento para conscientização sobre ruído

Palestra sobre conscientização do ruído para alunos de Fonoaudiologia da UFSC. Foto: Henrique Almeida/Agecom
O Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído (INAD) foi realizado no dia 24 de abril, com o objetivo de alertar a população sobre o ruído e seus efeitos na saúde, na qualidade de vida, no meio ambiente, e conscientizar sobre a responsabilidade de cada um em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias.
Em Florianópolis, foram realizadas palestras para os graduandos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para assim demonstrar, além da própria importância do INAD, os malefícios do uso inadequado dos fones de ouvido, os benefícios relacionados à utilização de protetores auditivos no ambiente de trabalho, e a atuação forense de ambientes ruidosos, como boates e bares.
O ruído, segundo a acústica, é todo estímulo sonoro indesejável, como por exemplo o barulho de um martelo durante o escutar de uma música. A exposição a ruídos de alta intensidade e por um longo período de tempo pode resultar nos seguintes sintomas: perda temporária da audição, dificuldade de compreensão da fala, zumbido, insônia, irritabilidade, agitação, depressão, dificuldade de concentração, tontura, dor de cabeça, entre outros efeitos; podendo também diminuir a resistência imunológica da pessoa, além de aumentar o risco de enfarte e infecções.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que um nível de pressão sonora acima de 50 decibéis já seja o suficiente para que o ruído prejudique a concentração de uma pessoa, diminuindo sua produtividade intelectual. Para efeito de comparação, é o nível encontrado em uma rua sem tráfego, ou um restaurante silencioso. Uma conversa normal ou um som dentro de um escritório típico encontra-se na faixa de 60 dB.
Internacionalmente, esta é a 18ª edição do INAD, que tem abrangência mundial, principalmente nas Américas e na Europa. O INAD no Brasil é organizado desde 2008, com sua organização sendo iniciada em Santa Catarina pelo engenheiro Stephan Paul, que fazia seu doutorado na UFSC, e foi expandida para o restante do Brasil, contando no primeiro ano com 12 cidades participantes. No ano seguinte, já havia a adesão de 46 cidades e hoje já se espalha por todo o território nacional.
Mais informações em http://www.inadbrasil.org/
Fonte: Anyssa Reiner, organizadora do INAD Santa Catarina 2013
anyssa.reiner@gmail.com