Cinema, Chá & Cultura exibe o filme “A Marca da Pantera”

20/05/2013 13:30

No dia 24 de maio o projeto Cinema, Chá & Cultura exibe o filme A Marca da Pantera, às 19h. O filme de 1982, dirigido por Paul Schrader, é o remake do clássico de horror de 1942, Sangue de Pantera, e conta a história de Irena Gallier (Nastassja Kinski, premiada pela atuação com o prêmio Saturn da Academy of Science Fiction, Fantasy& Horror Films), uma sensual e jovem mulher, que reencontra seu irmão (interpretado por Malcolm McDowell) e descobre horrorizada que sua família sofre de uma terrível maldição: dar vazão a seus desejos os transforma em uma pantera negra que só pode voltar à forma humana ao matar alguém. Para não sofrerem essa transformação, teriam de relacionar-se apenas com familiares, o que faz com que Irena sofra com o assédio do próprio irmão. Foi indicado ao Golden Globe, nas categorias melhor trilha sonora e melhor música tema. O camaleão do rock, David Bowie, autor da letra, é quem canta a música tema.

Promovido pela Fundação Cultural Badesc e pela Cultura Inglesa de Florianópolis, o Cinema, Chá & Cultura é um projeto dedicado à exibição de filmes ligados à tradição anglófona, com a participação dos organizadores e de convidados, alternadamente. Para os organizadores Anelise Corseuil (UFSC), Brígida de Miranda (Udesc), Leon de Paula (Udesc), Maria Teresa Collares (UFSC) e Maria Cecília de M. N. Coelho (UFMG), os encontros são uma oportunidade de promover conversas sobre literatura, teatro e cinema. A atividade é gratuita e a sessão começa com os participantes se servindo de chá, preparado ao modo inglês e oferecido pela Cultura Inglesa de Florianópolis, e acompanhado de uma breve fala do mediador. Em seguida exibe-se o filme legendado e, ao final, temos a palavra do mediador e conversas sobre o filme.

A mediação do mês de maio é de Maria Teresa Collares, doutora em Letras Inglês pela UFSC com tese que trata de representações da história e questões de identidade no cinema e televisão. Atualmente atua como professora e pesquisadora na UFSC, por meio do projeto Prodoc/Capes “Gótico brasileiro: questões de identidade cultural e nacionalidade no cinema de Walter Hugo Khouri”. Dedica-se principalmente às áreas de estudos de cinema, estudos culturais e literatura.

Informações:
Fundação Badesc – Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Florianópolis – (48) 3224-8846
fundacaocultural@badesc.gov.br
Cultura Inglesa de Florianópolis: Rua Rafael Bandeira, 335 – Florianópolis – (48) 3224-2696
recepcaofln@culturainglesa-sc.com.br

Tags: A Marca da PanteranoChá & CulturaCultura Inglesa de FlorianópolisFundação Badescprojeto CinemaUFSC