Cine Paredão exibe filme africano ‘Terra Sonâmbula’

23/05/2013 18:04

O Cine Paredão abre seu espaço nesta sexta, dia 24 de maio, às 19h, ao Cinema Africano em comemoração ao Dia de África, com o filme “Terra Sonâmbula”. Este é o primeiro longa-metragem da diretora Teresa Prata, e é baseado no premiado livro homônimo do escritor moçambicano Mia Couto. A exibição será realizada às 19h, no Bosque do CFH. Gratuito e aberto à comunidade.

Sinopse

No meio da guerra civil de Moçambique, o menino Muidinga quer apenas reencontrar seus pais. Encontrado em um campo de refugiados por Tuahir, o garoto teve uma terrível doença que fez com que ele não conseguisse mais se lembrar de nada do seu passado, o que dificulta ainda mais sua desesperada busca. Mesmo assim, os dois seguem viagem tentando encontrar alguma pista que os faça chegar enfim à família de Muidinga. 

Durante o trajeto, eles encontram um ônibus incendiado, com diversos corpos carbonizados. Perto dali, um outro cadáver chama a atenção, de um homem morto a tiro. Ao lado dele, em uma maleta, um diário que conta a história da vida de Kindzu. Enquanto continuam a jornada, Tuahir e Muidinga acompanham a história daquele diário, e quanto mais leem, mais percebem semelhanças entre esta história e a do próprio garoto.

Título no Brasil: Terra Sonâmbula
País de Origem: Moçambique/Portugal
Tempo de Duração: 96min
Direção: Teresa Prata

Trailer do filme: http://www.youtube.com/watch?v=zro5Hwpw0yQ.

O que é o Dia de África?

No dia 25 de maio de 1963 fará 50 anos que foi fundada a Organização da União Africana (OUA), em Addis-Abeba, Etiópia, hoje conhecida internacionalmente como “União Africana”(UA). Seu principal objetivo foi a luta contra a colonização no continente. A partir de 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional da África que passou a ser reconhecido internacionalmente. É uma data que passou a ser conhecida como o símbolo da luta e combate dos povos do continente africano, pela sua independência e emancipação e a superação de todas as formas de desigualdade social. O Dia de África é a manifestação de milhares de africanos que tem o objetivo de organizar os desafios da construção do futuro de uma áfrica solidária e democrática.

Cine Paredão

O projeto foi criado, em 2008, por iniciativa de alguns estudantes do curso de Ciências Sociais. E contou com apoio da coordenação do curso de Ciências Sociais e direção do CFH. Ao longo de seus cinco anos de vida, o Cine Paredão finalmente conquistou reconhecimento após ser contemplado com bolsas pelo Proex e Secult. Hoje, vivemos em uma sociedade na qual a linguagem visual sofre grande influência na construção e formação da subjetividade dos indivíduos. Partindo deste princípio, o projeto Cine Paredão tem como propósito socializar, trocar e expandir diversas manifestações audiovisuais buscando produções alternativas e/ou independentes das quais não estão disponíveis ou são de difícil acesso ao público. As obras apresentadas tem um caráter não comercial e nos proporciona pensar e refletir o cinema como arte em constante evolução, passando por diversos olhares, tempos e lugares ao redor do mundo. Realizado ao ar livre, sob o luar e as estrelas, as sessões acontecem todas as sextas-feiras. O projeto também propõe ocupar um espaço onde arte e a cultura possam ser livres de padrões pré-estabelecidos, e ao mesmo tempo, estimular outras formas de arte e expressão.

Tags: CFHcine paredãocinema africanoTerra Sonâmbula