1ª Semana CCB Recicla debaterá gestão de resíduos sólidos

06/05/2013 16:17

Entre 13 a 17 de maio o projeto CCB Recicla, do Centro de Ciências Biológicas (CCB), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), promove a 1ª Semana CCB Recicla, que tem como objetivo criar um espaço para discutir a gestão de resíduos sólidos dentro e fora da Universidade.  As inscrições estão abertas até o dia 9 de maio e podem ser feitas pelo formulário online.

Serão realizadas atividades de educação ambiental, palestras, exibição de filmes, mesa-redonda sobre manejo de resíduos sólidos na UFSC, oficinas de reciclagem de materiais e a exposição “A arte de reciclar e reutilizar”.

Um dos destaques é o mutirão de coleta de materiais eletrônicos, que será realizado no hall do CCE no dia às 16 de maio, das 14h às 17h, e no dia 17 de maio, das 9h às 17h.

Estão programadas palestras sobre a gestão de resíduos sólidos em Florianópolis, o manejo dentro da UFSC, o reaproveitamento de óleo de cozinha, ações no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, Estação Ecológica de Carijós e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, bem como iniciativas de educação ambiental, entre outros temas.

Participantes também podem se inscrever para fazer a visita acompanhada ao aterro sanitário de Biguaçu. As inscrições para esta atividade vão até 7 de maio. Para isso, deve-se preencher o Termo de Responsabilidade e o Formulário Complementar, e entregá-los no LAMEB II (sala 109, bloco C, ala nova CCB) até as 12h do dia 7 de maio.

O evento tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex/UFSC), Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina (FEESC) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), Centro de Ciências Biológicas e Designlab. A iniciativa é do Projeto CCB Recicla, que tem por objetivo implantar a coleta seletiva de lixo no CCB/UFSC e conscientizar a comunidade acadêmica e do entorno da Universidade sobre a importância do reaproveitamento e reciclagem de materiais.

Mais informações:

Palestra 01 (Palestra de Abertura):
Horário: das 14h às 14h30min
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título:  “O que é o projeto CCB Recicla”.
Palestrantes: Chirle Ferreira (Bióloga – Participante do projeto CCB Recicla)

Palestra 02:
Horário: das 14h30m às 15h
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “Por que Reciclar”.
Palestrantes: Emily Daiana dos Santos (Bióloga – Participante do projeto CCB Recicla)

Palestra 03:
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “Gestão de Resíduos Sólidos em Florianópolis”.
Palestrantes: Paulo Pinho (Administração – Gerente do Departamento de Coleta da Comcap)

Palestra 4:
Horário: das 16h20min às 18h
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “Resíduos sólidos: Desafios e soluções”.
Palestrantes: Prof. Msc. Israel Fernandes de Aquinio (Professor da UFSC e IFSC).

Palestra 5:
Título: A confirmar
Palestrantes: Tractebel energia.

Palestra 6:
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “Reóleo: Programa ACIF de Reciclagem do Óleo de Cozinha”.
Palestrantes: Camile Rodrigues Miguel (Graduanda em Engª Ambiental – Integrante REÓLEO).

Palestra 07:
Horário: das 16h20min às 17h
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “GEABIO – coletivos autogestionados como forma de promover a educação ambiental dentro e fora da universidade”.
Palestrantes: Ana Paula Tridapalli de Almeida (Graduanda em Ciências Biológicas – Integrante do GEABIO).

Palestra 08:
Horário: das 17h às 17h30min
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “Ações sustentáveis na gestão participativa do Parque Municipal da Lagoinha do Leste ”.
Palestrantes: Cristian Savegnago (integrante do NEamb)

Palestra 09:
Data: 15/05/13
Horário: das 17h30min às 18h.
Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “ Gestão Integrada e Participativa dos Resíduos Sólidos Dentro das Unidades de Conservação: Estação Ecológica de Carijós e Reserva Biológica Marinha do Arvoredo ”.
Palestrantes: Gabriel Gomes e Rene Rodrigues (integrante do NEamb)

MESA REDONDA

Local: Sala 08 do MIP/CCB (ala nova do CCB)
Título: “O manejo de resíduos sólidos dentro da UFSC”