UFSC promove I Semana de Artes Cênicas

17/04/2013 12:02

Parade: argumento de Jean Cocteau, música de Erik Satie e cenário e figurino de Pablo Picasso.

A I Semana de Artes Cênicas será realizada de 6 a 10 de maio, no Auditório Henrique Fontes, no Centro de Comunicação e Expressão (CCE), sempre das 18h30 às 22h. Com a participação de professores e alunos do curso de Artes Cênicas da UFSC, convidados de outros cursos e instituições, o evento tem por objetivo discutir aspectos relevantes do teatro, destacando também questões interdisciplinares que envolvam outras artes, na proposta de criar um diálogo entre pesquisadores e aproximar suas linhas de pesquisa.

Programação:

Segunda-feira: 6/5

18h30: Abertura do evento pela coordenadora do curso de Artes Cênicas da UFSC, professora Elisana de Carli, e pelos organizadores do encontro: professora Dirce Waltrick do Amarante e Leandro Batz , estudante do curso de Artes Cênicas da UFSC.

18h40: Palestra do professor Fábio de Souza Andrade (USP) sobre Samuel Beckett e da professora Adriane da Silva Duarte (USP) sobre o teatro de Aristófanes.

19h30: Mesa-redonda:  “O teatro antigo na contemporaneidade”, coordenação da professora Elisana de Carli.
(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda:  -Elisana de Carli).

20h30: Mesa-redonda: tema livre, coordenação da  professora Dirce Waltrick do Amarante.
Inscrições de comunicações para a mesa-redonda :  – Dirce Waltrick do Amarante)

Terça-feira: 7/5

18h30: Palestra do  professor Rafael José de Menezes Bastos (UFSC) sobre música e performance indígenas.

19h30: Mesa-redonda: “Animacena”, coordenação da professora Maria de Fátima Moretti.
(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda:   – Maria de Fátima Moretti)

20h30: Mesa-redonda: “Teatro e infância”, coordenação da professora Dirce Waltrick do Amarante.
(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda:  – Dirce Waltrick do Amarante)

Quarta-feira: 8/5

18h30: Palestra do ator e diretor Renato Turnes: “Atuar/Dirigir: relatos de um ator-encenador”.

19h30: Mesa-redonda: “Arte e ativismo”, coordenação do professor Fábio Salvatti.

(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda: – Fábio Salvatti)

20h30: Mesa-redonda: “A Cidade como Espaço Cenográfico e Artístico”, coordenação do professor Luiz Fernando Pereira.

(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda: – Luiz Fernando Pereira)

Quinta-feira: 9/5

18h30: Palestra da professora Maria Aparecida Barbosa (UFSC): “Cenários do Teatro Expressionista: imagens”.

19h30: Mesa-redonda: “Poéticas do corpo e da voz”, coordenação da professora Janaína Martins.
(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda: – Janaína Martins)

20h30h: Mesa-redonda: tema livre, coordenação da  professora Dirce Waltrick do Amarante.
(Inscrições de comunicações para a mesa-redonda: – Dirce Waltrick do Amarante)

Sexta-feira: 10/5

20h: apresentação do premiado Paper Macbeth, na direção de Sassá Moretti.

As mesas-redondas serão compostas de quatro integrantes no máximo, sendo algumas formadas por um professor coordenador e três alunos pesquisadores.

Tempo de cada comunicação: 15 minutos, com cinco minutos de tolerância (texto com cerca de 5.000 caracteres.).

O resumo das comunicações para o coordenador da mesa e para os organizadores do evento até o dia 25 de abril.

Haverá certificados para palestrantes e ouvintes.

Organização: professora Dirce Waltrick do Amarante ()  e    Leandro Batz (CA) ()

Tags: Dirce Waltrick do AmaranteI Semana de Artes CênicasLeandro BatzUFSC