UFSC comemora pela primeira vez Dia Internacional da Imunologia

29/04/2013 08:57

Como funciona nosso sistema imune? Como o corpo detecta agentes causadores de infecção? Que vacinas estão sendo pesquisadas na UFSC? Essas são algumas das questões que serão levantadas no Dia Internacional da Imunologia, comemorado na próxima segunda, 29 de abril. Organizado pela primeira vez na UFSC, o evento começa às 14h, na Sala 8, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), localizado nos prédios novos do Centro de Ciências Biológicas (CCB). O evento é gratuito e aberto à comunidade.

A iniciativa é de um grupo de professores de Imunologia do MIP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Imunologia e a European Federation of Immunological Societies. A proposta do evento é ser um bate papo informal sobre as principais perguntas do campo. “Ainda temos muito a aprender sobre inúmeros temas, incluindo a relação entre a microbiota e o sistema imune; a interface sistema nervoso-sistema imune; como as vacinas protegem e avançar na compreensão do sistema imunológico em estado de equilíbrio”, explica o organizador do evento, professor André Báfica.

Os participantes também poderão conhecer as pesquisas em imunologia desenvolvidas no departamento. “Apesar da importância desta área estratégica, a UFSC conta com poucos cientistas em imunologia”, explica Báfica. Entre os temas em pesquisa na Universidade está o desenvolvimento de vacinas mais eficazes contra HIV, malária e dengue, por exemplo.

Sobre o Dia Internacional da Imunologia

Apesar do grande interesse de todos em problemas relacionados à saúde, há um alto índice de pessoas que desconhecem a relevância das pesquisas e achados em imunologia. Para criar uma ponte entre a crescente compreensão do sistema imunológico e o público em geral, criou-se em 2007 o Dia Internacional de Imunologia.

O quê: Dia Internacional da Imunologia

Quando: 29 de abril, segunda-feira, 14h

Onde: Sala 8 do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP), localizado nos prédios novos do Centro de Ciências Biológicas (CCB).

Mais informações: professor André Báfica: andre.bafica@ufsc.br ou (48) 3721-5203

Veja também a página http://www.dayofimmunology.org/ para conhecer mais sobre o Dia Internacional da Imunologia.

Mapa do local:

Laura Tuyama / Jornalista da Agecom / UFSC