UFSC celebra nesta segunda o Dia Internacional da Dança

29/04/2013 08:10

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pelo terceiro ano consecutivo celebra o Dia da Dança, 29 de abril, instituído em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com uma programação diversificada e aberta a todos.

Neste ano, a II Semana da Dança da UFSC propõe enfatizar os aspectos culturais, artísticos e aqueles relacionados à produção de conhecimento em dança contemporânea. Isto se concretiza através do estímulo à criação coreográfica; da promoção de espaços para reflexão e troca de experiências por meio de palestras e comunicação de trabalhos, bem como a realização de oficinas e apresentações artísticas.

 

Programação

Perfomances de dança

Horário: 12h – 13h.

Local: Hall de entrada do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Oficina Dança Contemporânea

Horário: 13h30min – 15h.

Inscrições: 13h15min.

Local: Laboratório de Dança B, bloco 5, CDS/ UFSC.

Ministrante: bailarina e coreógrafa Diana Gilardenghi.

Esta oficina propõe trazer alguns elementos da dança contemporânea abordando a percepção corporal, o peso do corpo e mobilidade articular, tempo e espacialidade para a construção de frases de movimento.

Exibição do filme A Sagração da Primavera (Das Frühlingsopfer)

Horário: 18h.

Local: Auditório do CDS/UFSC, bloco 5.

Montagem: Tanztheater Wuppertal, 1978.

Coreografia e direção de Pina Bausch, música de Igor Stravinsky, duração de 40min.

Fórum Setorial de Dança

Reunião com profissionais e estudantes de dança para criação de um fórum representativo setorial da dança no município de Florianópolis.

Horário: 19h.

Local: Auditório do CDS/UFSC, bloco 5.

A organização das setoriais é um passo importante dentro do Sistema Municipal de Cultura, que se alinha ao Sistema Nacional de Cultura. O SNC prevê e garante a participação da comunidade artística nas decisões e abre um canal de comunicação com o Poder Público. A implantação do Conselho Municipal de Política Cultural (2009 em Florianópolis) permitiu que as diversas áreas artísticas possuíssem uma cadeira neste Conselho, que é composto de 15 membros indicados pelo poder público e 15 membros da sociedade civil. Atualmente, o município de Florianópolis, assim como outros municípios brasileiros, constitui seus diferentes fóruns setoriais para organização dos diversos segmentos culturais/artísticos.

Sobre o Dia Internacional da Dança

O Dia Internacional da Dança é comemorado no dia 29 de abril. A data foi instituída pelo Comitê Internacional da Dança da Unesco no ano de 1982. A data foi escolhida para homenagear o nascimento do francês Jean-Georges Noverre (1727-1810), que se destacou na história da dança por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Lettres sur la Danse”. Ficou conhecido como o criador do “ballet moderno” por extrapolar as fronteiras que norteavam a dança do seu tempo com uma proposta expressiva que se utilizava de pantomima, da simplificação na execução dos passos e da sutileza nos movimentos.

A importância do Dia Internacional da Dança, conforme a Unesco, é reunir o mundo da dança, homenagear a dança, celebrar sua diversidade ultrapassando barreiras políticas, culturais e étnicas, unindo a humanidade em torno da dança.  A cada ano um tema é eleito para ser celebrado na área da dança. Este ano a homenagem será para os 40 anos de fundação do Comitê Internacional da Dança – CID (organização oficial que congrega todas as formas de dança em todos os países do mundo).

Sobre a ministrante Diana Gilardenghi

Atua profissionalmente como bailarina desde 1978. Fez parte de grupos como Plastercaster, Duggandanza, Potlach e Ronda. Em 2000 foi selecionada para o “Rumos Itaú Cultural” com a coreografia “Crosta”, projeto que mapeou a Dança Contemporânea no Brasil. Trabalha no ensino da dança ministrando aulas de Dança Contemporânea e Improvisação em Florianópolis/SC. Integrante/Diretora da Triz Cia.de Dança, recebeu  o Prêmio Klauss Vianna 2008 para a realização da coreografia “Um Duplo”. Em 2011 recebe novamente o Prêmio Klauss Vianna para criação da obra “Em Constante”.

Comissão 2012/ 2013

Débora Zamarioli – Artes Cênicas – UFSC

Janaína Trasel Martins – Artes Cênicas – UFSC

Janaína Santos – Bailarina e Servidora (STA) -UFSC

Vera Lúcia Amaral Torres – Educação Física – UFSC

Outras informações no site do evento http://diadadancaufsc.wix.com/semanadadanc

Tags: dia internacional da dançaDiana GilardenghiUFSC