Concurso sobre homofobia nas escolas abre inscrições
Estão abertas as inscrições para o “V Concurso de Cartazes sobre Lesbofobia, Transfobia, Homofobia e Heterossexismo nas Escolas” – Violências e Discriminações se Combatem da Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos. O Concurso é uma boa oportunidade para os professores e professoras incentivarem os alunos e as alunas o debate sobre as violências no Dia Municipal contra a Homofobia, Lesbofobia e Transfobia, instituído pela Lei Municipal 7.476/07, de Florianópolis, e comemorado no dia 17 de maio.
O desafio é lançado às turmas das escolas públicas catarinenses pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) em parceria com o Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Poderão participar alunas e alunos de escolas da Educação Infantil, Fundamental, Ensino Médio e de Jovens e Adultos – coordenados por uma professora ou professor ou integrante do corpo técnico-pedagógico.
Não há número mínimo ou limite de cartazes por professora ou professor participante. Os trabalhos devem ser feitos em grupos de no mínimo dois a no máximo cinco participantes. Também deverá ser enviado com a obra um relato sobre como foi a experiência de criação. O material terá de ser apresentado com a ficha de inscrição até o dia 5 de junho, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), bloco D, sala quatro, departamento de Antropologia, no NIGS.
Os cartazes ficarão expostos nas escolas de origem de 13 a 24 de maio, onde serão escolhidos os dois melhores trabalhos por professor ou professora. A cerimônia de premiação será no dia 28 de junho. Como ocorreu no ano passado, nesta quinta edição, haverá prêmios nas categorias científica, popular e prêmio IEG-NIGS. Além da menção honrosa para educador/educadora destaque em gênero e sexualidade. Também receberão prêmios os três melhores processos pedagógicos avaliados pela Comissão Científica.
A novidade é o prêmio GDE-IEG, categoria em reconhecimento às professoras e aos professores que participaram do curso de “Gênero e Diversidade na Escola”, curso de 180 a distância (EaD) e 36 horas presenciais, financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC), em convênio com Universidade Aberta do Brasil (UAB) e desenvolvido pelo IEG.
Os cartazes vencedores na categoria prêmio científico receberão um conjunto de livros sobre gênero e sexualidade para a biblioteca da escola e cada membro do grupo do cartaz premiado receberá um prêmio individual. Os escolhidos nas categorias popular, IEG-NIGS e GDE-IEG receberão um único prêmio a ser compartilhado entre os membros da equipe.
Mais informações: http://concursonigs.paginas.ufsc.br / paposerionigsufsc@gmail.com / (48) 3721-4135.