“Urano quer mudar”: Maratona Cultural de Florianópolis recebe espectáculo de professores da Udesc e da UFSC

20/03/2013 17:15

José Ronaldo Faleiro e Margarida Baird encenam “Urano Quer Mudar”, peça escrita pelo professor da UFSC Rogério Christofoletti. Foto: Paulo Wolf

O espetáculo “Urano Quer Mudar”, dirigido pela professora do curso de Teatro da Udesc, Brígida Miranda, estreará neste final de semana na Maratona Cultural 2013. Estrelado pelos atores Margarida Baird e José Ronaldo Faleiro, também professor da Udesc, a peça estreia nos dias 23 e 24 de março, às 20h, no Círculo Artístico Teodora, espaço que será montado no Campeche, em Florianópolis.  Conforme divulgado pela Maratona Cultural, os ingressos deverão ser retirados no local com 1h de antecedência.

A peça do professor de Jornalismo da UFSC Rogério Christofoletti conta a história de um casal de atores – interpretados por José Faleiro e a premiada atriz Margarida Baird, casados também na vida real – que prepara a mudança de casa e redescobre o texto de um espetácu­lo que nunca chegaram a montar. Envolvidos nas lembranças de mais de cinquenta anos de palco, eles passam a viver a história de um amor improvável que se passa em um cemitério.

O texto de “Urano Quer Mudar” foi escrito originalmente em 2003 e apresentado através de uma leitura dramática no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau pelos mesmos atores que participam da atual encenação. O interesse pela montagem surge da vontade de José Faleiro e Margarida Baird de atuarem juntos em um espetáculo já que, mesmo casados há 20 anos, nunca haviam tido essa experiência.

Em 2013, a diretora Brígida de Miranda propôs que o texto fosse remontado, escalando para os palcos o mesmo casal de atores de dez anos antes. A partir de sugestões da diretora, o autor reescreveu “Urano quer mudar” criando uma camada narrativa adicio­nal com novos pontos de tensão cênica e um final surpreendente. Os ensaios foram acompanhados pelo próprio dramaturgo, que pode adaptar o texto e torná-lo ainda mais próximo do elenco, incluindo também novas nuances em sua trama.

Unindo professores e alunos do Centro de Artes da Udesc, o espetáculo conta, entre os envolvidos, com assistência de direção de Fábio Yokomizo, graduando em Teatro pela Udesc; direção musical de Pedro Loch, aluno de Licenciatura em Música, e iluminação de Ivo Godois, técnico em iluminação do Departamento de Teatro da Udesc.

Serviço:

O quê:  Espetáculo “Urano Quer Mudar”
Quando: 23 e 24 de março, às 20h
Onde: Círculo Artístico Teodora, Sevidão Natureza, 786 – Campeche – Florianópolis
Ingressos deverão ser retirados no local com 1h de antecedência.
Saiba mais: https://www.facebook.com/UranoQuerMudar

Fonte: Núcleo de Comunicação do Ceart/Udesc