Seminário: Expansão Urbana em Santa Catarina

26/03/2013 11:00

O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat) organiza o “Seminário: Expansão Urbana em Santa Catarina”, dia 26 de março (terça-feira), às 18h30, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). As palestras serão apresentadas pelo professor de Planejamento Urbano do curso de Geografia da UFSC, Elson Manoel Pereira, e pela membro do Necat e doutoranda no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Beatriz Tamaso Mioto.

Nos últimos anos ocorreu uma grande expansão da produção e da valorização de preços dos imóveis, industriais, comerciais e residenciais, cuja trajetória se deu em função das políticas de crédito e dos programas habitacionais criados pelo Governo Federal, como o “Minha Casa Minha Vida”.

A fim de impulsionar a dinâmica imobiliária em diversas regiões de Santa Catarina, como resultado, ocasionou maior expansão de cidades ocupando áreas rurais e valorizando terrenos e bairros. Além disso, a ocupação irregular de muitos locais, deixa a população vulnerável à catástrofes naturais, como vem acontecendo, frequentemente, devido ao excesso de chuvas.

A ideia central do seminário é abordar as influências desta expansão na integração e diferenciação espacial com o aumento das desigualdades territoriais dentro das peculiaridades regionais de Santa Catarina, e particularmente na capital Florianópolis.

Serviço:

O quê: Seminário: Expansão Urbana em Santa Catarina

Quando: 26 de março (terça-feira), às 18h30

Onde: Auditório do CSE/UFSC

Mais informações: Necat / (48) 3721-6679

Tags: CSENúcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat)Seminário: Expansão Urbana em Santa CatarinaUFSC