Feira da EdUFSC lança 5ª edição de “Cuidados com os medicamentos”

26/03/2013 13:27

Para tudo tem remédio, diz o ditado popular. Mas é fundamental usar o remédio certo, na hora certa e na quantidade certa, sob pena de agravar a doença. Cuidados com os medicamentos, livro publicado pela Editora da UFSC, já na quinta edição revista e ampliada, analisa, com uma linguagem simples e objetiva, essa questão. Esclarece que medicamento é um tipo especial de remédio que requer utilização criteriosa e mostra, em diversos capítulos, que medicamentos nem sempre são o melhor remédio. Ressalta, ainda, para a atenção que se deve ter, desde a indicação da vizinha, até aquela difundida pela propaganda em rádio, televisão ou em revistas e jornais. Os medicamentos podem ser fator de intoxicações, reações alérgicas e outros efeitos indesejados.

Organizada por Eloir Paulo Schenkel, Sotero Serrate Mengue e Pedro Ros Petrovick, a obra, que é um dos destaques da Feira do Livro da EdUFSC, no Centro de Convivência da Universidade informa sobre os cuidados com produtos ilegais, com a quantidade de medicamento ingerida, com os prazos de validade, como a ingestão de bebidas alcoólicas altera a ação dos medicamentos e, por conseqüência, a capacidade de dirigir, entre outros aspectos. Ao mesmo tempo em que é necessário ter precaução, é também importante ter presente que muitos medicamentos funcionam bem, que são úteis para ao tratamento das doenças e que muita confiança é depositada sobre eles. Essa confiança em alguns momentos faz com que se acredite que os medicamentos fazem muito mais do que eles realmente podem. É conhecendo esses limites que os pacientes mais terão benefícios.

Além de Schenkel, Petrovick e Mengue, Cuidados com os medicamentos conta ainda com a participação de 29 autores que atuam no ensino e pesquisa em diferentes área das Ciências Farmacêuticas.

A feira da EdUFSC prossegue até 2 de abril. Os títulos da EdUFSC têm descontos de 30 a 70% do preço de capa. Além dos seis livros da EdUFSC, o evento  disponibiliza 4 mil obras de outras editoras universitárias e privadas.

Mais informações com Sérgio Medeiros e Fernando Wolff pelo fone de EdUFSC, 48-3721-9686 ou pelo e-mail .

Tags: Cuidados com os medicamentosEdUFSCFeira do LivroUFSC