Prédio na Trindade vai abrigar parte da administração da UFSC

07/12/2012 19:22

A Administração Central concluiu a compra do edifício Santa Clara, localizado na Avenida Desembargador Vitor Lima, em frente à Associação Atlética dos Servidores – Volantes. O prédio de aproximadamente 8 mil m2 vai abrigar o DAE e as pró-reitorias vinculadas a atividades meio, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e de atendimento à comunidade universitária. Ali também será montada a clínica de Fonoaudiologia, que ficará no Santa Clara até que sejam concluídas as obras do local que vai receber as instalações definitivas deste laboratório que é fundamental para a formação dos estudantes. Com a transferência de alguns setores, a Reitoria terá seu espaço reorganizado para atender às necessidades das pró-reitorias de atividades fins.

Fachada do edifício Santa Clara. Foto: Henrique Almeida / Agecom / UFSC

A compra do edifício Santa Clara só foi possível com o aporte de recursos recuperados de exercícios anteriores pelas Reitoras e pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento junto ao MEC. A aquisição aconteceu após a avaliação da Caixa Econômica Federal e a análise jurídica da Procuradoria Federal que deu o aval para a transação de R$ 33 milhões.

A ocupação do prédio irá ocorrer durante as férias letivas. A transferência de setores para o Santa Clara vai viabilizar, ainda, a desocupação de espaços na Biblioteca Universitária, a reforma do prédio histórico onde hoje funciona o Departamento de Administração Escolar e a ampliação da área de atendimento da CoSS – Coordenadoria de Serviço Social.

“O MEC nos deu total apoio. Todos nós sabemos que a construção de um prédio público não demora menos do que três anos. Nossas demandas são imediatas e esta aquisição vai resolver muitas delas”, explicou a reitora Roselane Neckel. A questão da infraestrutura da universidade tem sido uma das principais preocupações da Administração. Só em dezembro foram viabilizadas a conclusão dos projetos e as licitações de cinco prédios que vão atender às demandas do CCE, CFH, CFM, CCB e Sibiotec. Essas obras devem começar já no primeiro semestre de 2013.

Tags: Administração Centralclínica de Fonoaudiologiaedifício Santa Clarapró-reitorias atividades meio