Curso de Aperfeiçoamento gratuito para professores de Matemática do Ensino Médio: Módulo Joinville

17/12/2012 15:31

O  Centro de Engenharia da Mobilidade do Campus da UFSC de Joinville, em parceira com o Departamento de Matemática da UFSC e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada  – IMPA, está promovendo o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio em Joinville. É um curso intensivo realizado nas férias escolares, destinado aos professores de matemática do ensino médio da rede pública e privada da região norte do Estado de Santa Catarina. Trata-se de um programa que visa oferecer treinamento gratuito, abordando assuntos relativos às séries do Ensino Médio. O objetivo do curso é contribuir para a formação dos docentes e melhorar a qualidade do Ensino Médio no Estado. O curso será realizado de 21 a 25 de janeiro. As inscrições vão até 21 de dezembro. É um curso gratuito e para inscrever-se clique aqui.

Metodologia

O Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio é ministrado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada e transmitido para as Universidades parceiras através de videoconferência. O curso é realizado em módulos independentes que ocorrem durante os recessos escolares e abordam tópicos de matemática das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental.

Em Joinville, as aulas (vídeoconferências) ocorrerão no período da manhã (8h às 12h) nas dependências do Centro de Engenharia da Mobilidade  à Rua Presidente Prudente de Moraes, 406, Bairro Santo Antônio, Joinville – SC – Brasil (http://joinville.ufsc.br/). O período da tarde será reservado para monitoria presencial com professores da área de matemática do Centro de Engenharia da Mobilidade da UFSC.

Os professores que participarem de pelo menos 90% das atividades receberão um certificado de 40 horas.

Histórico do Curso

Uma das diretrizes do IMPA, explicitamente expressa em seu contrato de gestão como Organização Social, é atuar em projetos de melhoria do ensino da matemática em todos os níveis. O Programa de Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Médio vem, desde 1991, contribuindo para a execução desta diretriz. Embora com algumas variações em sua execução ao longo dos anos, as características fundamentais do programa têm sido as mesmas, em todas as realizações:

• Cursos intensivos de curta duração (de 1 a 2 semanas), realizados nas férias escolares.
  • Ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático dos professores participantes.
  • Criação de uma literatura especificamente voltada para professores do Ensino Médio.

O Departamento de Matemática da UFSC já é parceiro do IMPA e oferece o Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio no estado de Santa Catarina atendendo principalmente os professores de Matemática da grande Florianópolis.

Para atender a demanda da região norte do Estado de Santa Catarina, o Centro de Engenharia da Mobilidade desenvolveu uma parceria com o Departamento de Matemática da UFSC e com o IMPA para oferecer esse curso em Joinville.

É um curso gratuito e para inscrever-se clique aqui.

Tags: Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médiocursos de verãomódulo JoinvilleUFSC