UFSC promove encontro universitário sobre saúde da família

23/11/2012 16:17

Com o tema “O papel das residências na formação para o SUS, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizará, nos dias 13 e 14 de dezembro, o 3º Encontro Universitário de Saúde da Família (EnUSF), em comemoração aos 10 anos do Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. A conferência de abertura será feita pelo professor Jairnilson Silva Paim da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

O evento, organizado pelo Curso de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF), acontecerá no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A programação científica consta de conferências, debates e sessão de pôsteres. Interessados em apresentar trabalhos (relato de experiência e/ou pesquisa científica) devem se inscrever até o dia 3 de dezembro pelo e-mail . As inscrições são gratuitas (acesse o Formulário de Inscrição de Trabalhos para o 3º EnUSF – 2012).

O objetivo desta edição é resgatar e registrar os dez anos de existência do Curso e compartilhar as contribuições da Residência em Saúde da Família na formação para o Sistema Único de Saúde (SUS). O curso é oferecido em parceria pela UFSC e a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, com apoio dos Ministérios da Saúde e da Educação.

Confira a programação:

Dia 13/12/2012

8h – 9h30 – Credenciamento, inscrições e entrega de material.

9h30 – Sessão de Abertura

10h – 12h

Conferência de abertura: O papel das residências na formação para o SUS

Conferencista: Prof. Jairnilson Silva Paim (UFBA)

Coordenação: Profª Daniela Lemos Carcereri (UFSC)

Moderação: Profª Mareni Rocha Farias (UFSC)

12h – 13h30 – Visitação à sessão pôster

14h – 15h – O Processo de regulamentação das Residências Multiprofissionais em Saúde

Conferencistas: Amaro Henrique Pessoa Lins, Secretário de Educação Superior/MEC ( a confirmar); Rosani Pagani, Coordenação de Residências/SGTES/MS; Flávio Magajewski, representante da Comissão Nacional de Residências Multiprofissionais em Saúde (CNRMS).

Coordenação: Profª Ana Izabel Jatobá (UFSC)

Moderação: Profª Jussara Gue Martini (UFSC)

15h30 – 16h – Intervalo

16h – Discussões

18h – Atividade cultural

Dia 14/12/2012

9h – 10h – Estratégia Saúde da Família: Tecendo Redes de Atenção à Saúde

Conferencistas: Profª Magda dos Anjos Scherer (UNB); Profa Marta Inês Machado Verdi (UFSC); Fernanda Paese (Supervisora de atenção primária/SMS)

Coordenação: Profa Neila Viçosa Machado (UFSC)

Moderação: Profª Ana Lúcia S. Ferreira de Mello (UFSC)

10h – 10h30 – Intervalo

10h30 – 12h – Discussões

12h – 13h30 – Visitação à sessão pôster

14h – 15h30 – REMULTISF 10 anos: De onde viemos para onde vamos

Conferencistas: Prof. Marco Aurélio da Ros (UFSC); Profa Ana Estela Haddad (USP); Maria Francisca Daussy (Departamento Ensino-Serviço/SMS); Fernanda Duarte da Luz (Psicóloga/SMS representante ex-preceptores); representante de residentes egressos; representante de preceptores e representante de residentes.

Coordenação: Profª Keli Regina Dal Prá (UFSC)

Moderação: Profª Daniela Lemos Carcereri (UFSC)

15h30 – 16h – Intervalo

16h – 18h – Discussões, homenagens e encerramento.

Outras informações pelo telefone (48) 3721-5079 ou pelo e-mail .

Tags: 3º EnUSFCCSencontroResidência Multiprofissional em Saúde da FamíliaUFSC