Ações afirmativas da UFSC serão tema de debate durante seminário em Santa Maria

26/11/2012 12:25

Começa nesta terça-feira, dia 27, o Seminário Regional sobre a Política de Ações Afirmativas nos Institutos Federais de Ensino Superior, que acontece na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), no Rio Grande do Sul. A Universidade Federal de Santa Catarina será representada por dois membros da Comissão de Ações Afirmativas (AA), o professor Marcelo Tragtenberg e a assistente social Corina Espíndola, que participarão dos debates falando sobre experiências, expectativas, acesso, permanência, aproveitamento e evasão de cotistas.

É a primeira vez que a UFSC participa do evento e o fato tem grande importância, de acordo com Marcelo. “A perspectiva de troca de experiências sobre a fase de implantação da Lei de Cotas, como adaptar os programas existentes a essa lei e a possibilidade de construção de um fórum de AA da região Sul para monitorar o programa e potencializá-lo é muito interessante para que sejamos eficientes no propósito de diminuir os efeitos da discriminação”, afirma.

O objetivo do evento é agregar experiências da construção do processo de implementação de AA nas diversas instituições de ensino superior e analisar as políticas de permanência que possibilitem aos alunos uma formação profissional e cidadã. O programa de Ações Afirmativas da UFSC começou a ser implementado em 2007. Na região Sul, a instituição pública de ensino que desenvolve a iniciativa há mais tempo é a Universidade Federal do Paraná, desde 2005. A UFSM iniciou com as políticas em 2008.

Mais informações:
Marcelo Tragtenberg – marcelotragtenberg@gmail.com.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo da Agecom / UFSC
isadoracastanhel@gmail.com

Tags: ações afirmativasseminário ações afirmativasUFSC