Questões indígenas serão debatidas em seminário na UFSC

31/10/2012 14:40

Por meio de debates e oficinas, o “Seminário Etnohistória, História Indígena e Educação: as possibilidades na escola”, promovido pelo Laboratório de História Indígena (LABHIN) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pretende estimular a troca de experiências entre pesquisadores, acadêmicos e professores da educação básica sobre as questões indígenas. O Seminário será realizado nos dias 5 e 6 de novembro, no miniauditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

O evento é voltado para pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação da área das ciências humanas, lideranças indígenas, professores indígenas e não-indígenas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até dia 29 de outubro pelo site http://labhin.ufsc.br/seminario/.

No primeiro dia de evento será ministrada a oficina sobre a Lei 11.645/08, que trata da obrigatoriedade da inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar. Discussões sobre questões relativas ao ensino da história indígena na teoria e na prática estão entre os tópicos da oficina.

Completando a programação, três debates estão programados, entre eles “Educação Escolar Indígena no Estado de Santa Catarina – diferentes olhares” e “Etnohistória e História Indígena: a pesquisa auxiliando as práticas na escola”.

Na tarde de terça-feira, 6 de novembro, acontece o lançamento do livro “Etnohistória, História Indígena e Educação: contribuições ao debate”, organizado pela professora coordenadora do LABHIN, Ana Lúcia Vulfe Nötzold e pelo pesquisador Sandor Fernando Bringmann.

O I Seminário de Etnohistória, História Indígena e Educação conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Secretaria de Educação Continuada e Diversidade (SECAD) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), através do Edital 001/2009 do Observatório da Educação Escolar Indígena.

Mais informações: http://labhin.ufsc.br

Poliana Dallabrida/Estagiária de Jornalismo/Agecom/UFSC

Tags: LABHINquestões indígenasseminárioUFSC