O fantástico na Ilha de Santa Catarina será relançado na Feira de Livros da Editora da UFSC
A próxima novidade da Feira de Livros da Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC) será o relançamento, em volume único, do clássico da literatura popular O fantástico na Ilha de Santa Catarina, de Franklin Cascaes. O evento, com a presença do museólogo Gelci José Coelho (Peninha), está marcada para o dia 17, quarta-feira, a partir das 16h30min, na Praça da Cidadania, em frente ao prédio da Reitoria da UFSC, em Florianópolis. A feira, que oferece descontos de 50 a 70%, prossegue até o dia 25 deste mês.
Cascaes apresenta 24 narrativas que recuperam e valorizam a cultura açoriana e ilhoa. Essas estórias, segundo observa o pesquisador Oswaldo Antônio Furlan, responsável pelo glossário da obra, reproduzem traços do inconsciente popular na área da fantasmagoria, relatando casos dramáticos de crenças em boitatás, lobisomens, negrinho do pastoreio e saci-pererê, mas sobretudo bruxas, a cujos malefícios os grupos sociais incultos de muitas gerações debitaram a agressividade de fenômenos naturais, deficiências na área da saúde e anomalias hereditárias. As narrativas, escritas entre 1946 e 1975, mostram o autor como observador atento da cultura popular e preocupado com a preservação da memória da sua gente.
Franklin Joaquim Cascaes nasceu em São José (SC) em 16 de outubro de 1908 e faleceu em Florianópolis em 15 de março de 1983. Desenhista, escultor, artesão, escritor, folclorista e ex-professor da antiga Escola de Aprendizes Artífices, antes de falecer, doou todo o seu acervo, em 1981, ao Museu Universitário da UFSC, onde estão guardados 925 desenhos, 1250 esculturas e acessórios cenográficos, além de 286 cadernos com anotações de campo, de onde saíram, por exemplo, as estórias de O fantástico da Ilha de Santa Catarina, ora relançado pela EdUFSC dentro da Coleção Repertório, criada para a difusão de clássicos da arte e do pensamento. Contos Gauchescos, de João Simões Lopes Neto, organizado por Cláudio Cruz em homenagem ao centenário da primeira edição, integra a mesma coleção.
Mais informações e contatos:
Sérgio Medeiros e Fernando Wolff
(48) 3721-9605 3721-9408 , 3721-9686 e 3721-8507
fernando@editora.ufsc.br e sergio@editora.ufsc.br
Moacir Loth / Jornalista da Agecom / UFSC
loth@editora.ufsc.br