Vestibular UFSC 2013: Inscrições abrem dia 25 de setembro

21/09/2012 16:16

As inscrições para o Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começam na terça-feira, dia 25 de setembro, e terminam em 24 de outubro, no site www.vestibular2013.ufsc.br. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 105,00, será de 25 de setembro a 9 de outubro. O concurso ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, entre 14h e 18h, em 23 municípios do Estado de Santa Catarina. Confira aqui o Edital.

O quadro inicial de vagas do Vestibular UFSC 2013 indica que serão oferecidas 6.031 vagas em 86 cursos e habilitações, nos quatro campi da instituição, localizados nas cidades de Florianópolis, Araranguá, Curitibanos e Joinville. Os dados poderão ser atualizados pela Câmara de Ensino.

Em sessão ordinária realizada no dia 13 deste mês, o Conselho Universitário (CUn) da Universidade aprovou o parecer encaminhado pela Câmara de Graduação prevendo a emissão do edital referente a 70% do total das vagas do Vestibular UFSC/2013. Este edital se refere à disputa por ampla concorrência, quando não é aplicado o Programa de Ações Afirmativas (PAA) da Universidade, e já está publicado pela Comissão Permanente de Vestibular (Coperve) na página www.vestibular2013.ufsc.br.

O percentual de 30% das vagas referente ao Programa de Ações Afirmativas será objeto de edital complementar que deverá ser aberto após a sessão ordinária do CUn de 25 de setembro, quando a distribuição das vagas e o modo de ingresso serão discutidos para adequar o programa da UFSC à nova Lei de Cotas.

Isenção
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição, no valor de R$ 105,00,  será de 25 de setembro a 9 de outubro. Candidatos aos cursos de Licenciatura e para o curso de Pedagogia têm desconto de 50%. Estudantes que buscam uma vaga em outros cursos poderão requerer isenção total do pagamento da taxa de inscrição via CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) .

Para solicitar isenção via CadÚnico, o estudante cadastrado neste sistema deverá acessar o site www.vestibular2013.ufsc.br/isencao e preencher o formulário eletrônico de Requerimento de Isenção, informando o Número de Identificação Social (NIS).

O presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve/UFSC), professor Júlio Szeremeta, alerta que o número do NIS deve ser o do próprio candidato. Em outros anos, estudantes encaminharam à Coperve o NIS de um familiar, o que não é aceito pela Universidade.

Provas em 23 cidades

As provas do concurso serão realizadas em 23 cidades: Florianópolis, Biguaçú, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José, Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Desde o ano passado a UFSC adota o Enem com peso de 30%  na nota final do vestibular. O candidato que desejar utilizar a nota do Exame Nacional de Ensino Médio de 2009, 2010, 2011 ou 2012 no Vestibular UFSC 2013 deverá fazer essa opção no Requerimento de Inscrição. Caso o uso da nota do Enem   diminua a nota final do candidato, ela será desconsiderada.

Libras como segunda língua
O candidato deverá optar por uma segunda língua, escolhida entre as seguintes: alemão, espanhol, francês, inglês, italiano ou libras. Mas somente poderão optar por Libras como segunda língua os candidatos que solicitarem a realização das provas na Língua Brasileira de Sinais. No ano passado a UFSC atendeu 137 candidatos inscritos em diferentes cursos e que fizeram o concurso na Libras.

Provas

Prova 1

Dia 15/12/2012

–  Primeira LínguaLíngua Portuguesa e Literatura Brasileira ou LIBRAS(12 questões de proposições múltiplas);-  Segunda Língua: Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, LIBRAS ou Língua Portuguesa (8 questões de proposições múltiplas);-   Matemática(10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);-   Biologia (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 2

Dia 16/12/2012

:-  História (10 questões de proposições múltiplas);-  Geografia(10 questões de proposições múltiplas);-  Física(10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas);-  Química (10 questões de proposições múltiplas e/ou abertas).

Prova 3

Dia 17/12/2012

– Redação;– 4 questões discursivas. 

Arley Reis e Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista da Agecom / UFSC

Leia mais em : http://noticias.ufsc.br/2012/09/14/edital-do-vestibular-2013-para-70-das-vagas-sera-lancado-na-segunda-2/

Assista so vídeo:

 

Tags: 2013coperveVestibular UFSC