Teatro da UFSC recebe o espetáculo “Os 3Rs em a Grande Missão”

14/09/2012 17:04

O Teatro da UFSC recebe o espetáculo “Os 3Rs em a Grande Missão”, no dias 14 (20h), dia 15 (15h e 20h) e dia 16 (15h) de setembro. Com o gênero comédia/aventura, o trabalho objetiva disseminar, por meio da arte, a educação ambiental através dos conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem. O espetáculo tem 45 minutos de duração e a classificação é livre.

Sinopse:

Conta a história da pequena Rosa, uma menina que está à procura do seu amigo, o boneco Lelé que, em uma faxina, foi jogado no lixo pela sua mãe. Para onde vai o lixo? Esta é a resposta que Rosa terá que descobrir em sua caminhada. Enquanto isso, bem longe dali, na Toca do Urubu, os três super atrapalhados heróis: Reduzir, Reutilizar e Reciclar se preparam para a grande missão: encontrar na cidade respostas para tanto lixo misturado! O que esses personagens têm em comum? O que a Grande Mãe Natureza reserva para essa história?

Dentre os objetivos do trabalho do grupo estão: Disseminar por meio da arte a educação ambiental através dos conceitos de Redução, Reutilização e Reciclagem; Proporcionar entretenimento que fomente a reflexão sobre o consumo e a geração de resíduos; Estimular ações práticas envolvendo os conceitos de redução, reutilização e reciclagem; e Ocupar espaços públicos e privados com informação trazida de forma lúdica e divertida.

Segundo o grupo, a temática do espetáculo surgiu de uma necessidade: da grande quantidade de “lixo” produzida por nós todos os dias, da vivência de cada integrante com o tema e que de forma lúdica e provocativa podemos mostrar que é possível transformar nossos hábitos.

Através de Rosa, uma criança, descobrimos o caminho que o lixo percorre até o seu destino final, conhecemos pessoas que vivem e pessoas que transformam em arte o que descartamos diariamente como “lixo”.

Mas o que é lixo? Aprendemos com os 3Rs que o lixo só existe quando misturamos os materiais, mas com imaginação e criatividade podemos dar vida a objetos que foram esquecidos e que precisamos acima de tudo refletir e repensar nosso modelo atual de consumo.

Com esse ideal o grupo criou o espetáculo coletivamente, utilizando materiais descartados como lixo na construção do cenário, adereços, figurinos e instrumentos. Na perspectiva artística, o espetáculo utiliza a linguagem cômica integrando música e dança em seu enredo. Com estrutura versátil a peça pode ser apresentada em praças, escolas ou teatros.

A peça foi apresentada pela primeira vez no Teatro Álvaro de Carvalho, Florianópolis, em julho de 2011, num evento do Centro Cultural Escrava Anastácia e Instituto Padre Vilson Groh. Depois foi apresentada no Morro da Caixa, dia 12 de outubro de 2011, organizado pelas mesmas instituições. Nos dias 26 e 27, na Maratona Cultural. No dia 02 de dezembro no Centro de Referência de Assistência Social Nossa Senhora da Graça, em Itajaí, pela Fundação do Meio AMbiente (FAMAI). Em 2012 o grupo apresentou principalmente a performance “os 3Rs na trilha do Lixo”, trabalhando em paralelo no aperfeiçoamento do espetáculo.

As apresentações anteriores do espetáculo foram participações em eventos e agora, no Teatro da UFSC, o grupo promove então a sua “estréia”. O Grupo conta com o apoio da COMCAP, Estúdio Quilombo, CEPAGRO e Armazém Natural.

Elenco:

O Grupo é formado por quatro artistas que desenvolvem, em conjunto, trabalhos teatrais desde 2006.

– Márcio Momesso: Ator, palhaço, músico e artesão. Formação: Curso de Teatro na Cia Quanta /SP, entre 2002 e 2004.

– Gabriela Morales Tolentino Leite: Atriz, palhaça e arte-educadora. Formação:

Graduanda do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

– Gil Farias: Ator, dançarino, músico, diretor artístico e educador social. Formação: Curso de Dança no Núcleo de Dança e Ginástica Oax Sport/SP, de 1994 à 1999.

– Júlio César Maestri: Educador Ambiental, músico, compositor e ator. Formação: Técnico em Meio Ambiente, pelo Centro Federal de Educação Técnológica de Santa Catarina.

SERVIÇO:

O QUE: Espetáculo teatral “Os 3Rs em a Grande Missão”.

QUANDO: Dias 14 (20h), dia 15 (15h e 20h) e dia 16 (15h) setembro 2012

ONDE: Teatro da UFSC, ao lado da Igrejinha, praça Santos Dumont, Trindade, Florianópolis

QUANTO: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (estudante). A bilheteria abre meia hora antes do espetáculo.

GÊNERO: comédia/aventura. Duração: 450 minutos. CLASSIFICAÇÃO: livre

CONTATO: Grupo: (48) 9132-1657    – www.agrandemissao.blogspot.com .

O Teatro da UFSC faz parte do Departamento Artístico Cultural (DAC), da Secretaria de Cultura (Secult), www.dac.ufsc.br.

Espetáculo 3rs no Teatro da UFSC

Fonte [CW] DAC.SECULT.UFSC, com material do grupo

Tags: DACteatroUFSC