Professor da UFSC lança livro sobre economia política internacional

11/09/2012 15:02

O professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jaime Cesar Coelho, lançou na última semana de agosto o livro Economia, poder e influência externa – o Banco Mundial e os anos de ajuste na América Latina, pela editora da Unesp, na coleção Estudos Internacionais. A escolha do tema se deu a partir de uma pesquisa sobre o Banco Mundial (BM) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) que vem sendo desenvolvida pelo autor há 15 anos. A temática diz respeito a um aspecto central da economia política internacional: em que medida o desenvolvimento de um país ou região pode ser determinado por fatores externos, por outros países ou por interesses internacionais. Para trabalhar essa questão, Coelho analisou a atuação do BM durante os anos de ajuste econômico na América Latina, entre 1980 e 2000.

O período de análise foi marcado pela combinação de uma crise fiscal do Estado com a crise da dívida externa e a ascensão das políticas liberais. O livro destaca o papel do Banco Mundial na criação de um programa de reformas econômicas e sociais que tinham como plano comum a liberação comercial, flexibilização do mercado de trabalho, reforma patrimonial e administrativa do Estado (privatizações e enxugamento da máquina pública) e liberalização financeira. Neste aspecto, o BM ajudou a construir um discurso pragmático que serviu de base para a maioria dos governos na América Latina durante aquele período – de Fernando Henrique Cardoso -, passando por Salinas de Gortari, no México, Lozada, na Bolívia, Carlos Andrés Pérez, na Venezuela, Fugimori, no Peru, até Menem, na Argentina. O autor destaca que o papel mais importante do BM não foi na concessão de empréstimos para a reforma, mas como organizador das reformas regionais e como um “agente intelectual” na construção do discurso reformista. O livro é destinado a estudantes e pesquisadores das áreas de Relações Internacionais, Ciências Sociais, Ciências Políticas e Economia.

No momento, o autor tem dois artigos em fase de publicação que abordam a reforma do FMI e do Banco Mundial. Um destes trabalhos acaba de ser lançado em uma coletânea organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), chamada As Transformações no Sistema Financeiro Internacional, com dois volumes. Os livros tiveram contribuição de diversos pesquisadores nacionais e internacionais e tratam da reforma da arquitetura financeira internacional. O outro artigo, que trabalha a evolução da política de empréstimos do FMI, será publicado na próxima edição da revista Tempo do Mundo. Além disso, Coelho é pesquisador visitante na Universidade da Califórnia, em Santa Barbara, onde está desenvolvendo uma pesquisa que trata do papel do dólar na construção dos Estados Unidos como potência. Este trabalho deve resultar em novo livro a ser lançado no fim de 2013. Jaime Coelho voltará ao Brasil em março do ano que vem.

Jaime Cesar Coelho é professor permanente do Programa de Mestrado em Relações Internacionais na UFSC, colabora com o Programa de Pós-Graduação San Tiago Dantas de Relações Internacionais (Unesp/Unicamp/PUC-SP), foi pesquisador visitante do IPEA entre 2010 e 2012 e é conselheiro acadêmico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU), órgão financiado pelo CNPQ.

Mais informações pelo jccoelho@ineu.org.br.

Isadora Ruschel / Estagiária de Jornalismo na Agecom

isadoracastanhel@gmail.com

Tags: Jaime Cesar CoelholivroUFSC