Jornalismo em Debate analisa cobertura da imprensa sobre o ensino básico brasileiro

21/09/2012 14:57

O “Jornalismo em Debate” está de volta para discutir a mídia jornalística brasileira. O programa que vai ao ar na próxima terça-feira, 25 de setembro, traz como tema a cobertura da imprensa sobre as condições do ensino fundamental brasileiro. Será que o jornalismo vem cumprindo seu papel de informar e discutir o que ocorre nas escolas brasileiras, que são fundamentais para a educação e formação dos cidadãos? Será que a mídia abre espaço para o tema somente quando acontecem fatos pitorescos, negativos, espetaculares ou sensacionalistas? A imprensa não deveria cobrir o ensino cotidianamente, nos seus aspectos positivos e negativos, para cumprir sua função de informar voltada ao interesse público da sociedade?

Estas e outras questões sobre o tema serão discutidas pelos nossos convidados debatedores já confirmados: Paulo Clóvis, editor do jornal Notícias do Dia, Celso Bevilacqua, editor responsável pela campanha da RBS – Rede Brasil Sul de Comunicação sobre educação, Manoel Teixeira dos Santos, diretor de ensino do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, e  Carmen Pereira,  diretora de Educação da FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas. Mais jornalistas e representantes do MEC e da Secretaria Estadual da Educação de Santa Catarina também estão sendo contatados pela equipe de produção.

O programa poderá ser acompanhado ao vivo, a partir das 16h, pelo site da Rádio Ponto UFSC em www.radio.ufsc.br. E o público também está convidado a participar: perguntas e colocações podem ser enviadas, desde já, para o e-mail  ou pelotwitter.com/#!/radioponto.

“Jornalismo em Debate” é uma produção quinzenal de estudantes do Curso de Jornalismo da UFSC, sob a orientação da professora Valci Zuculoto. Com mediação do professor Áureo Moraes, a atividade faz parte da Cátedra FENAJ/UFSC de Jornalismo para a Cidadania, uma parceria entre o Curso de Jornalismo da Universidade e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina (SJSC). Desde a estreia, em abril de 2011, foram discutidos temas como jornalismo internacional, meio ambiente e sustentabilidade, crise econômica mundial,  a cobertura da mídia em questões indígenas, da representação do gênero feminino, da homofobia, entre outros assuntos que estão na ordem do dia.

No site da Rádio Ponto ( www.radio.ufsc.br ) é possível baixar e ouvir todas as edições anteriores de “Jornalismo em Debate”.

Outras informações pelo e-mail

Tags: CCEcurso de jornalismoJornalismo em DebateRádio PontoUFSC