(Des)patologização das identidades trans será tema de seminário

28/09/2012 15:37

A patologização das identidades trans, com todos os dilemas e paradoxos que isso implica, será o foco dos debates que acontecerão no III Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades, que será realizado nos dias 9 e 10 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadores que estudam identidades ou expressões de gênero, ativistas dos movimentos de travestilidades e transexualidades e formuladores  de políticas públicas no campo dos direitos humanos e da saúde se reunirão durante dois dias para compartilhar vivências, reflexões e propostas em torno da população trans no Brasil, grupo com pouca visibilidade no campo das lutas LGBTTT. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Será entregue certificado para quem tiver 75% de presença.

Organizado pelo Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC, o seminário faz parte do circuito internacional de atividades que marcam a luta pela despatologização das identidades transexuais e transgêneros ao redor do mundo. Nesta terceira edição haverá rodas de conversa sobre três assuntos fundamentais: saúde trans e políticas públicas, o “nome social” como estratégia de inclusão e as (in)visibilidades trans. Também, um bate-papo com João W. Nery, autor de “Viagem solitária”, uma mostra cinematográfica integrada por nove filmes e curtas recentemente estreados e um manifesto visual – exposição de fotografias – intitulado “Pelas ruas… sem etiquetas!”.

O III Trans Day NIGS tem como objetivo ampliar a reflexão científica sobre temas da atualidade no campo dos estudos de gênero nacional e internacional, tendo como enfoque fundamental a (des)patologização das identidades trans e suas implicações tanto no plano subjetivo quanto no nível social e político. Ao mesmo tempo, o propósito é profundar a troca de saberes entre a universidade, os movimentos sociais e o Estado, visando contribuir para o respeito à cidadania destes grupos sociais através da implementação de políticas públicas inovadoras no campo do gênero e das sexualidades.

A primeira edição se realizou em outubro de 2010, inserindo a UFSC no conjunto de ações promovidas pela campanha mundial Stop Trans Pathologization – 2012, que visa a retirada das identidades trans dos catálogos de doenças. Especificamente, a retirada do Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM), da American Psychiatric Association, cuja versão revista surgirá em 2013, e da lista Classificação Internacional de Doenças (CID), da Organização Mundial da Saúde (OMS), que será revisto em 2014.

Em 2011 foi realizado o II Trans Day NIGS, que teve como característica a incorporação do campo das artes plásticas na reflexão teórica proposta pelo NIGS, através de um manifesto visual que teve exposição itinerante na UFSC e uma mostra de filmes sobre a temática trans. Nesta terceira edição, pesquisas, testemunhos, filmes e fotografias vão confluir novamente para promover um debate tão profundo quanto necessário.

Serviço:

O quê: III Trans Day NIGS – Seminário Transfobia, Cidadania e Identidades

Quando: 9 e 10 de outubro de 2012

Onde: Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis.

Programação e inscrições: http://transdaynigs2012.webnode.com/

Informações de contato: Simone Ávila