UFSC encerra sua participação no JUCs em Joaçaba nesta sexta

17/08/2012 18:05
.

A UFSC é a favorita para receber o Troféu Eficiência, entregue à instituição com mais pontos na classificação geral

Na reta final da 56ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs) cinco equipes da UFSC terminaram sua participação nessa quinta-feira (16) e retornaram para Florianópolis. Os times de handebol e vôlei, masculino e feminino, mais as atletas de basquete realizaram seus jogos e todos terminaram o JUCs em terceiro lugar dos respectivos grupos. As disputas pelas primeiras colocações acontecem nesta sexta-feira. O time de basquete e futsal masculinos são os únicos que ainda podem alcançar o título em modalidades coletivas.

Essa quinta-feira foi marcada pelo retorno de grande parte da delegação da UFSC que estava em Joaçaba. As equipes foram eliminadas no segundo dia de competições coletivas e não disputarão os jogos finais.

O basquete masculino segue em busca da primeira colocação. A equipe venceu o primeiro jogo, contra a Furb, por 82 a 59, e assegurou o direito de disputar a partida final. O confronto acontece contra a Unoesc às 17h30 desta sexta-feira, no Ginásio Oscarzão, em Herval D’oeste, município vizinho de Joaçaba.

O futsal masculino venceu a Sociesc por 2 a 1 na tarde dessa quinta-feira e tem mais um jogo para tentar garantir o título. A equipe precisa de uma combinação de resultados para ser campeã, já que perdeu a primeira partida. O adversário desta sexta-feira é a Uniasselvi, o jogo está marcado para as 17h, no Centro de Eventos da Unoesc.

Handebol
A equipe feminina de handebol foi derrotada pela Unochapecó por 37 a 12 na noite desta quinta-feira (16). O título da categoria será definido no jogo entre Furb e Unochapecó. Já no masculino, a equipe deixa a competição com dois jogos e duas derrotas. A UFSC foi eliminada na derrota de 41 a 14 para a Unoesc. O campeão será o vencedor do confronto entre Univali e o time da casa.

Vôlei
A equipe masculina enfrentou a Esucri na tarde desta quinta-feira precisando da vitória para continuar no campeonato, mas a experiência de Superliga B do adversário impediu a sequência da UFSC. Em três sets (25 a 15, 25 a 10 e 25 a 23) a equipe do Morro da Fumaça fechou o jogo.
Pelo feminino, a derrota para a Unochapecó por três sets a zero (25 a 11, 25 a 12 e 25 a 10) foi a despedida da equipe no JUCs. A disputa pelo título será entre o time de Chapecó contra Unoesc.

Basquete Feminino
A UFSC perdeu para a Uniasselvi por 97 a 19 e foi eliminada da competição. As vencedoras do confronto irão enfrentar a Unochapecó na final da modalidade.

 

Xadrez feminino
Karoliny Taiane da Cruz está com a classificação garantida para as Olimpíadas Universitárias (Jogos Universitários Brasileiros – JUBs), que acontecem em Foz do Iguaçu (PR), em setembro deste ano. O xadrez foi disputado no sistema de todos contra todos num total de oito competidoras. Há ainda a possibilidade de outras duas atletas da UFSC também garantirem vaga para a competição nacional.

Apesar de tantas derrotas, a UFSC é a favorita para receber o Troféu Eficiência, entregue à instituição com mais pontos na classificação geral. A Universidade tem representantes em todas as modalidades, por isso consegue somar mais pontos que as concorrentes. A principal adversária para o título seria a Udesc, que não participa desta edição por problemas financeiros. A pontuação é distribuída do primeiro lugar, que recebe 25 pontos, até a oitava colocação, com 9 pontos. No ano passado, a UFSC ficou em segundo por meio ponto de diferença: 290,5 a 290.

 

O chefe da Divisão de Apoio ao Esporte (DAEU) da UFSC e responsável pela delegação, Paulo Macedo, entende como normal os resultados negativos. “Em modalidades coletivas a competitividade aumentou muito, mas a UFSC geralmente se sai muito bem nas modalidades individuais (atletismo e natação)“.

A UFSC tem o maior número de atletas inscritos nos Jogos, cerca de 200. A Universidade participa de todos os esportes que somam pontos para o Troféu Eficiência. Das dez modalidades desta edição do JUCs, apenas badminton e tênis de mesa não entram no quadro de pontuação.

Texto: Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC

Fotos: Wagner Behr / Agecom / UFSC

Tags: CDSJUCsUFSC