UFSC busca no futsal melhorar desempenho nos Jogos Universitários Catarinenses

17/08/2012 08:06

O primeiro dia de competições nas modalidades futsal, vôlei e handebol nos Jogos Universitários Catarinenses (JUCS) foi marcado pelas derrotas. A UFSC perdeu em todos esses esportes e encerrou nesta quinta-feira a participação no vôlei e no handebol. O futsal masculino permanece em disputa nesta sexta-feira.

A estreia de esportes coletivos nos jogos teve apenas uma vitória para a Universidade. O basquete masculino venceu a FURB por 82 a 59 e enfrenta a Unoesc nesta sexta-feira. Se vencer a partida, é o campeão da modalidade.

Vôlei
A partida disputada na tarde dessa quarta-feira contou com a presença de Natália, campeã olímpica em Londres pelo Brasil. Ela veio assistir a irmã Amália, de 18 anos, que faz parte do time da Unoesc. A irmã mais nova joga com a camisa 12, a mesma de Natália. “Ela tem o sonho de ser jogadora profissional. Nada é impossível quando a gente quer alguma coisa. Eu torço bastante por ela”, disse a atleta.

As equipes masculina e feminina da UFSC perderam em suas estreias, ambas para o time dono da casa, a Unoesc. Parciais no masculino de 25×13, 25×15 e 25×19, fechando o jogo em três sets a zero. A UFSC melhorou no terceiro set, chegou a estar na frente por dois pontos, mas o ataque adversário praticamente não cometeu erros e foi mais eficiente.

No feminino a disputa foi mais equilibrada. O time chegou a vencer o primeiro set por 25×19, mas não conseguir manter a vantagem no restante da partida. O segundo e o terceiro sets mantiveram o equilíbrio: 25×15 e 25×23, na virada das donas da casa. A Unoesc fechou a partida fazendo 25×11, fechando o jogo em três sets a um.

As duas equipes se despedem do campeonato nesta quinta-feira com jogos à tarde: vôlei masculino às 15h30min (Esucri x UFSC) e vôlei feminino às 18h30min (Unochapecó x UFSC).

Futsal
A 56ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses foi aberta oficialmente nessa quarta-feira, em cerimônia no Centro de Eventos da Unoesc. Representantes das instituições participantes e membros da Federação Catarinense do Desporto Universitário estiveram presentes. Após a abertura, a UFSC entrou em quadra para a primeira partida no futsal masculino. Jogando contra a Unoesc, a equipe manteve um enfrentamento equilibrado no primeiro tempo. Na segunda etapa a partida ficou mais corrida e apareceram chances de gol para os dois lados. A Unoesc foi mais eficiente abrindo o placar e segurando o resultado de 1×0 até o apito final. O time de futsal da UFSC volta à quadra nesta sexta à noite: futsal masculino às 17h (Sociesc x UFSC).

Handebol
Esta quinta-feira também foi o dia de despedida do handebol. A Universidade foi derrotada nas duas categorias. A equipe de handebol masculino da UFSC estreou contra a Univali e perdeu de 36 a 14 (20 a 9 no primeiro tempo). Pressionando os adversários desde o começo do jogo, o time sofreu com os contra-ataques rápidos da Univali. O time feminino tinha uma adversária mais complicada: a Furb. Tradicional no esporte, Blumenau é referência nacional nas quadras. Foi do vale que saiu a única jogadora brasileira para a seleção olímpica atuando no país, a ponta-direita Jessica Quintino. O jogo terminou com o placar de 44 a 8 para as blumenauenses. Nesta sexta-feira será realizado o último jogo do masculino e do feminino: handebol feminino (17h, Unochapecó x UFSC) e handebol (masculino, 18h30min, UFSC x Unoesc).

Entenda o campeonato
O período de 14 a 18 de agosto foi reservado para a disputa da maioria das modalidades esportivas. Porém algumas delas ficaram fora desse prazo, como o futsal feminino, que já terminou, assim como atletismo e a natação, que não serão em Joaçaba e terão uma data diferente das demais.

Mais informações: fcdu.com.br

Murici Balbinot / Estagiário de Jornalismo da Agecom / UFSC