Terminam nesta quarta as inscrições nos cursos de inverno de Matemática, Cálculo e Física

25/07/2012 09:46

Com o objetivo de colaborar com a formação geral em matemática básica e na redução dos índices de repetência nas disciplinas Cálculo I e Física I, o Programa de Pós-Graduação em Fisica da UFSC vai oferecer cursos de inverno concentrados. As inscrições devem ser feitas no site Reuni até o dia 25 de julho.

Serão oferecidas duas turmas de Matemática Básica, duas de Introdução à Física I e outras duas de Introdução ao Cálculo I – cada uma com 60 vagas. Os cursos terão duração de uma semana, com aulas no período de 30 julho a 3 de agosto. As aulas serão ministradas nas salas CTC 203 e CTC 204, no Centro Tecnológico, Campus da Trindade.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 50% para alunos da UFSC; 30% para candidatos do vestibular 2012 na lista de espera (aguardando vaga) e 20% para a comunidade.  Os ministrantes serão bolsistas Reuni, Capes e CNPq, de mestrado e doutorado em Física, e de doutorado em Educação Cientifica e Tecnológica, sob supervisão do professor Marcelo Tragtemberg.

As capacitações são gratuitas e serão registradas como cursos de extensão, com direito a certificado, com presença mínima de 80% das aulas. As apostilas serão disponibilizadas em formato pdf na página dos Cursos Reuni .

Mais informações: http://astro.ufsc.br/cursos/curso-de-inverno-2012/horarios-e-ementa /

Assissta ao video da Universidade Já/ TV UFSC

Conteúdos:

– Matemática Básica: frações, potenciação, radiciação, equações, sistema de equações, gráficos, funções (domínio, imagem, tipos de funções, composta, inversa), trigonometria;

– Introdução ao Cálculo I: funções (conceito, domínio, imagem, gráfico, tipos de funções, operações com funções, exponencial, logarítmica, composta, inversa), limites de funções (laterais, indeterminações, no infinito, infinito, limites fundamentais, continuidade);

– Introdução à Física I: cinemática em uma e duas dimensões, Leis de Newton da Mecânica e suas aplicações.

Tags: cálculofísicamatemáticaoficinas ReuniUFSC