Projeto Pick It Up debaterá sustentabilidade neste sábado na praia Mole

06/07/2012 16:53

.

A segunda edição do Pick It Up acontece na Praia Mole, no próximo sábado, dia 7, das 8h30 às 15h30, para reunir jovens interessados em discutir altenativas sustentáveis para a sociedade. Dessa vez, o projeto da Aiesec Florianópolis pretende ampliar suas atividades para além da limpeza das praias da capital. Serão palestras, dinâmicas e oficinas com profissionais e organizações que trabalham nas áreas ambiental, social e econômica.

O dia começa com o mutirão de limpeza na praia em parceria com o Projeto Route, grupo formado por universitários de Florianópolis engajados na promoção de um consumo consciente. Logo após, o conselheiro do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, segue com o tema na palestra sobre o reaproveitamento de resíduos e a redução de lixo nos aterros sanitários.As atividades continuam com dinâmicas divididas em três tendas. O Comitê Catarinense para a Rio +20 comenta a experiência e as resoluções tomadas na Conferência em junho deste ano. Os jovens do Projeto Route voltam para abordar o tema consumo sustentável. Já o Movimento Choice, rede de universitários, discutem o conceito de negócios com alto impacto social.

Durante a pausa para o almoço, a atlética de Administração da UFSC realiza atividades com os participantes enquanto o DJ Ian Rocha anima o ambiente.Às 13h a programação volta com um dos fundadores do escritório coletivo The Hub São Paulo, em uma palestra que aborda os negócios na esfera social, com exemplos práticos. As três oficinas começam a partir das 13h30. Para ilustrar o que foi recolhido no mutirão no início do dia, o Grupo Route vai montar um monumento com a ajuda da galera. A organização Nosso Lixo vai abordar a importância da compostagem e ensinar a construir um minhocário em casa. Enquanto isso, os participantes da oficina do Movimento Choice vão desenvolver um estudo de caso identificando problemas sociais e criando estratégia para solucioná-los.

O professor Daniel José da Silva, da Engenharia Sanitária e Ambiental da UFSC, encerra a programação com palestra sobre a força jovem na construção de um mundo sustentável.O Pick it Up segue uma política de impacto zero; para isso serão plantadas árvores frutíferas no local com base no cálculo de emissão de CO2.Em caso de chuva, a programação é transferida para o domingo.

A Aiesec

A Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (Aiesec) foi criada por estudantes de ciências econômicas e comerciais após a Segunda Guerra Mundial como uma nova forma de cooperação. Atualmente, não se utiliza mais o nome por extenso, já que universitários de todas as áreas de conhecimento participam da organização, presente em 1.850 universidades de 11 países.  Por meio do trabalho dentro da organização e de intercâmbios profissionais, a Aiesec tem por objetivo explorar e desenvolver o potencial de liderança para que impactem positivamente a sociedade.

Mais informações: Ana Luísa Funchal- 9640-9055 e Patrícia Cim- 9925-6846.

Tags: meio ambientemutirão