Encontro nacional de estudantes de Letras começa neste domingo

20/07/2012 10:52

Entre os dias 22 a 28 de julho a Universidade Federal de Santa Catarina recebe pela primeira vez o Encontro Nacional de Estudantes de Letras – ENEL 2012. É a 33ª edição do evento, que tem como tema “A sociedade em transição: Conhecimento como prática de liberdade”. Já são 1500 participantes confirmados, mas os organizadores estimam a chegada de 1800 estudantes de todo o país.  As apresentações científicas acontecerão no Centro de Comunicação e Expressão e as culturais na tenda montada na frente à reitoria.

O evento propõe uma nova metodologia, para que os acadêmicos se vejam como construtores do encontro, e não como consumidores. Para isso, ao se credenciar, os participantes vão se engajar também em uma das cinco brigadas, que serão grupos de trabalho responsáveis pelo horário do evento, alimentação, segurança, limpeza e sistematização. “É uma forma de diminuir os custos do evento e também fazer com que os estudantes se sintam parte da organização”, explica Hendrick Rodrigues, aluno da sexta-fase do curso de Letras Alemão na UFSC e da comissão organizadora.

O ENEL 2012 também quer inovar na construção do conhecimento. Os formatos tradicionais de mesas de debates, palestras e seminários darão lugar a círculos de discussão. “O objetivo é descentralizar o conhecimento, estimular a participação e a construção coletiva”, explica Hendrick. Na programação cultural estão reservados espaços para manifestações de todas as regiões brasileiras.

Mais informações:
Hendrick Rodrigues: (48) 9977-9914

Por Laura Tuyama, jornalista na Agecom.

Tags: CCEenel 2012letrasUFSC