UFSC abre inscrições para vestibular do curso Educação do Campo em Santa Rosa de Lima

15/06/2012 12:56

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas até 21 de junho para o vestibular do curso Educação do Campo, graduação presencial que será oferecida em Santa Rosa de Lima (SC). O vestibular acontece no dia 8 de julho, das 14 às 18 horas, nas cidades de Santa Rosa de Lima, Braço do Norte e São Martinho. É um vestibular especial e específico para a Licenciatura em Educação do Campo. As provas serão compostas de vinte questões de assinalar de conhecimentos gerais, dez questões também objetivas de português e mais uma redação. Serão abertas 55 vagas.

As aulas começam no dia 6 de agosto de 2012, marcando a chegada da UFSC a Santa Rosa de Lima. Os professores são de Florianópolis, que viajarão à Santa Rosa para as aulas e para acompanhar as atividades dos estudantes. O município faz parte da região das Encostas da Serra Geral, que abrange também Anitápolis, Armazém, Braço do Norte, Grão Pará, Gravatal, Rancho Queimado, Rio Fortuna, São Bonifácio, São Ludgero e São Martinho.

Segundo coordenadora do curso, Beatriz Hanff, a UFSC gostaria de ter estudantes de todos esses municípios. “Desejamos que eles tenham ligação com esses pequenos municípios rurais e que valorizem o campo como lugar de desenvolvimento e de futuro. Por isso, mesmo sendo da UFSC, este vestibular não tem provas em Florianópolis”, afirma a coordenadora.

O curso

A Licenciatura em Educação do Campo é um curso de graduação (“faculdade”) de quatro anos. Os formados serão diplomados pela Universidade Federal de Santa Catarina em Educação do Campo, com ênfase na Área de Ciências da Natureza e Matemática. Os formados estarão aptos a trabalhar como professores, tanto nas séries finais do ensino fundamental (antigo Ginasial), quanto no ensino médio (antigo Científico), em escolas do campo.

Um dos destaques do curso é a Pedagogia da Alternância, que atende às necessidades do estudante em conciliar os estudos com o trabalho no campo. Nesse formato, os alunos passam uma semana em Santa Rosa de Lima para o período integral de aulas e em seguida passam uma semana em casa, para fazer as atividades. Depois voltam a Santa Rosa de Lima para as aulas e assim sucessivamente, exceto nos meses de férias (janeiro, fevereiro e julho). Estão programadas uma viagem semestral dos alunos a Florianópolis, para atividades acadêmicas e culturais.

Como todos os cursos regulares de graduação da UFSC, a Licenciatura em Educação do Campo é pública, gratuita e de qualidade. A instituição procurará contribuir, além disso, para que seja assegurado o transporte, assim como a hospedagem e a alimentação durante os “tempos universidade”, para aqueles estudantes que comprovarem necessitar desse apoio. Dentro da sua política de inclusão, a UFSC buscará também conceder bolsas de permanência aos alunos com perfil de vulnerabilidade socioeconômica.

Sobre o vestibular

As inscrições são feitas somente pela internet, nos sites www.vestibular2012.ufsc.br/educacaodocampo e www.coperve.ufsc.br (link para vestibular 2012 Educação do Campo). A taxa é de R$ 10. As inscrições podem ser feitas até às 23 horas e 59 minutos do dia 21 de junho e o pagamento deve ser feito, no máximo, até o dia seguinte, observado o horário estabelecido pelo banco para quitação no dia 22 de junho.

As provas acontecem no dia 8 de julho de 2012, em São Martinho, Braço do Norte e Santa Rosa de Lima. Os 55 primeiros classificados no vestibular precisam comprovar a conclusão do ensino médio na data da matrícula, 30 de julho.


Serviço:

Vestibular do Curso Universitário: Licenciatura em Educação do Campo da UFSC

Inscrições: até 23:59 horas do dia 21 de junho
Como se inscrever: somente pela internet no site www.vestibular2012.ufsc.br/educacaodocampo
Taxa de inscrição: R$ 10 pagos até dia 22 de junho, conforme orientação no site.
Data das provas: 8 de julho de 2012
Local das provas: São Martinho, Braço do Norte e Santa Rosa de Lima.
Vagas: 55

Sobre o curso Licenciatura em Educação do Campo da UFSC
Local do Curso: Santa Rosa de Lima e municípios das Encostas da Serra Geral
Início das aulas: 6 de agosto de 2012
Tempo de duração: 4 anos
Diploma da Universidade Federal de Santa Catarina: Educação do Campo, com ênfase na Área de Ciências da Natureza e Matemática
Atuação dos formados: Professores nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio.

 

Contatos:

Professor Wilson Schmidt
(48) 3721-9905
(48) 8468-5505 (Oi)
(48) 9973-9970 (Tim)

Email:
– favor colocar no título da mensagem Liceducampo ESG

Tags: educação do campoUFSCVestibular 2012