UFSC e FAM celebram parceria pela cultura
A UFSC sedia novamente o Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) em sua 16ª edição. Leia o texto do catálogo do Festival assinado pela reitora e secretário de Cultura da Universidade.
FAM e UFSC: UMA PARCERIA PELA CULTURA
A Universidade Federal de Santa Catarina tem a honra de oferecer, pelo quarto ano consecutivo, o palco para a realização do Florianópolis Audiovisual do Mercosul. São 16 anos de uma iniciativa pioneira e corajosa que resultou na consolidação de uma das principais mostras de cinema e vídeo do sul do país e também em um importante fórum de debates sobre as políticas culturais públicas na área. Durante essa década e meia, a UFSC se orgulha de ter contribuído diretamente nos últimos quatro anos para o sucesso dessa trajetória de luta e amor pelo cinema e pelas artes visuais. Como parceira do FAM, a Secretaria de Cultura da UFSC atua para que o evento encontre no campus as melhores condições para fazer acontecer diante do seu público o espetáculo da cultura e da arte cinematográfica.
É com muita alegria, portanto, que a UFSC abre as portas das salas do Centro de Cultura e Eventos e do Auditório da Reitoria para receber os participantes do maior acontecimento audiovisual de Santa Catarina. Salas de projeção lotadas, públicos recordes, campus movimentado pelo debate cultural e pela presença massiva da comunidade artística: o FAM é parte marcante da história afetiva e cultural do estado catarinense. Durante oito dias, o evento vai animar a vida cultural na universidade e na região, inserindo-as nas discussões emergentes sobre a arte audiovisual da contemporaneidade. Através do FAM, a universidade e a comunidade maior se sintonizam com a vanguarda em termos de produção audiovisual. As mostras e os fóruns de discussão que a partir de agora têm abrigo na UFSC ajudam a impactar os rumos éticos e estéticos dessa arte, valorizando a qualidade, o arrojo e a diversidade das cinematografias nos países do Mercosul.
Com a parceria UFSC e FAM, que deve ser aprofundada a cada ano, a Secretaria de Cultura reafirma a importância de um órgão específico de gestão da cultura como instância necessária para o desenvolvimento e propulsão de processos artístico-culturais. Apoiando e abrigando eventos como o FAM, a UFSC integra arte e ciência como dimensões inseparáveis do conhecimento e da vida. No FAM, academia e comunidade conjugam ensino, pesquisa, extensão e cultura. De 15 a 22 de junho, o 16º Florianópolis Audiovisual do Mercosul instala na UFSC a universidade da arte cinematográfica. Aproveitem bem e boas vindas a todos!
Roselane Neckel Paulo Ricardo Berton
Reitora da UFSC Secretário de Cultura da UFSC