Abertas as inscrições para oficinas do 6ª FITAFloripa

15/06/2012 16:14
.

Peças A vida como ela é e Bag lady; além das apresentações, público também pode participar das oficinas, que já começam na segunda, 18

Técnica de utilização de máscara, canto harmônico, confecção de bonecos, animação: oficinas do FITA 2012 já começam na segunda, dia 18

O 6º Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis- FITAFloripa 2012 – acontece de 23 a 30 de junho, mas as inscrições para as quatro grandes oficinas que ocorrem durante o festival já estão abertas. Duas delas, gratuitas, se localizam no campus da UFSC, em Florianópolis, e duas na Udesc, uma paga e outra gratuita. A primeira oficina, chamada “Animar o inanimado, animar o silêncio”, com a professora do curso de Artes Cênicas da UFSC Sassá Moretti, ocorrerá na segunda-feira, (18/6), às 14 horas, na sala 401 do Centro de Artes da UFSC, antes mesmo da abertura oficial do FitaFloripa.

Para as demais oficinas, há necessidade de inscrição para garantir vaga, seguindo prazos diferentes, de acordo com o início de cada uma. Todas as fichas de inscrição devem ser enviadas para o e-mail: .

Com prazo de inscrição até o dia 16 de junho e 18 vagas, “Técnica de utilização de máscara”, com Venício Fonseca e Erika Rettl (Grupo Moitará), ocorre  de 25 a 29 de junho, das 15 às 19 horas de segunda a sexta e das 9 às 13 horas, na Sala de Dança do Centro de Artes da Udesc, ao preço de R$ 30,00. “O canto harmônico na prática do ator”, com o ator italiano Massimiliano Buldrini; ocorre de 19 a 20 de junho, no mesmo horário e no mesmo local,  “Confecção de bonecos e objetos de grandes dimensões, com o professor Roberto Gorgati” vai de 18 a 22, no mesmo horário, na sala 403 do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da UFSC (Redondo do CFM). Ambas são gratuitas e têm prazo de inscrição até o dia 20 de junho.

 

Inscrições até o dia 16 de junho
TÉCNICA DE UTILIZAÇÃO DE MÁSCARA – Com Venicio Fonseca e Erika Rettl (Grupo Moitará)

A Oficina tem como objetivo preparar o ator com a máscara teatral para o desenvolvimento de uma energia extra cotidiana, representando uma natureza além do convencional.

A Máscara Teatral engrandece o jogo do ator e “essencializa” o propósito do personagem e da situação. Ela torna precisos os gestos do corpo e o tom da voz. Leva o texto para além do cotidiano, filtra o essencial e esquece a anedota. Por essa razão, a máscara tem se mostrado um instrumento fundamental para o trabalho de ator, no mínimo, como exercício de entrar e sair do personagem.

Público-alvo: Atores, bailarinos e estudantes de artes cênicas
Material necessário
: Roupas neutras e uma toca para cabeça (pode ser uma meia-calça de mulher)
Sobre os ministrantes:
Venício Fonseca: Fundador do Grupo Moitará. Atua como diretor-pesquisador, roteirista, encenador, ator, mascareiro e pedagogo. E Erika Rettl: fundadora do Moitará. Atua como atriz-pesquisadora, mascareira e pedagoga.

O Grupo Teatral  Moitará, desde 1988, desenvolve uma pesquisa continuada sobre o trabalho do ator, buscando compreender os princípios que fundamentam sua arte, tendo nos estudos dos aspectos e funções da Máscara Teatral a base para a elaboração de uma metodologia própria.  Ao longo desses anos, vem realizando projetos artísticos, didáticos e socioculturais por meio de oficinas,espetáculosexposições palestras-espetáculos por todo o Brasil e participando de festivais nacionais e internacionais.

SERVIÇO:
O quê:
Oficina Técnica de Utilização de Máscara
Quando:
25 a 29 de Junho de 2012
Horário: 9 às 13 horas
Onde:  Sala Dança 1– Centro de Artes/CEART – UDESC, Florianópolis, SC
Vagas: 18 vagas
Realização: 6º FITA FLORIPA
Preço: R$ 30,00 e R$ 15,00

 

Inscrições até dia 20 de Junho
O CANTO HARMÔNICO NA PRÁTICA DO ATOR, com o ator italiano Massimiliano Buldrini

Esta Oficina oferecerá uma experiência com o canto harmônico, encontrado principalmente na área da Mongólia, Tibet e República Tuvana, mas também em outras regiões como a Sardegna. O canto harmônico é frequentemente usado para a meditação, pois exige muita concentração, mas também é útil para os atores para fortalecer a ferramenta de voz, desenvolvido como uma técnica vocal em que produz energia e calor. No Ocidente, temos o conhecimento deste método de Tran Quang Hai, que nos permitiu aproximar o mundo ocidental através de exercícios para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa técnica.

Público-alvo: Atores e estudantes de artes cênicas
Sobre o ministrante
: Massimiliano Buldrini é ator, músico e diretor teatral do grupo T.I.L.T, com sede em Ímola (Itália), pesquisador vocal sobre interculturalidade com a orientação de Germana Giannini, com aperfeiçoamento em canto harmônico com Andrea de Luca e Tran QuangHai. Graduado pela Universidade de Bolonha (Itália), trabalha com atores e diretores teatrais italianos de renome como Enzo Vetrano, Stefano Randisi, Marco Sgrosso e Elena Bucci.

SERVIÇO:
O quê: Canto Harmônico na Prática do Ator
Quando: 29 e 30 de Junho de 2012
Horário: sexta-feira das 18:00 às 22:00 e sábado das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00
Local: Sala Dança 1- Centro de Artes/CEART – UDESC (Florianópolis, SC).
Vagas: 25
Patrocínio: Departamento de Artes Cênicas/CEART/UDESC
Realização: 6º  FITA FLORIPA
Gratuita

 

CONFECÇÃO DE BONECOS E OBJETOS DE GRANDES DIMENSÕES – com o professor Roberto Gorgati

A oficina tem como objetivo criar objetos ou bonecos grandes que possam ser animados coletivamente em vários espaços. Tais bonecos e objetos podem ter várias combinações entre si, formando novas estruturas de tamanhos variáveis e outras possibilidades de animação. A participação do corpo junto a estruturas de dimensões variadas, muito pequenos ou grandes, permite que se encontre, nas experiências de manipulação, animação e confecção, dinâmicas coletivas de movimentação onde os objetos passam a ser estruturas de comunicação entre corpos.

Público-alvo: Artistas, estudantes de teatro, dança, artes visuais e público em geral interessado em conhecer mais sobre processos de confecção e animação de bonecos de grandes dimensões.

Sobre o Ministrante: Roberto Gorgati é Graduado e mestrando em Artes Cênicas, atua desde 2009 como professor colaborador no Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina- UDESC, ministrando as disciplinas de teatro de bonecos, teatro de sombras, Teatro de Máscaras, improvisação teatral e Espaço Teatral.

SERVIÇO:
O que: Confecção de Bonecos e Objetos de Grandes Dimensões
Quando: 18 e 22 de Junho
Horário: sexta-feira das 18:00 às 22:00 e sábado das 09:00 às 13:00 e das 15:00 às 19:00
Local: Sala 403 do Centro Física e Matemática – UFSC (redondo do CFM)
Quanto: gratuito
Faixa etária: a partir de 16 anos.

 

O QUE É O TEATRO DE ANIMAÇÃO? ANIMAR O INANIMADO, ANIMAR O SILÊNCIO – com a Professora Sassá Moretti

A oficina tem como objetivo proporcionar ao público surdo conhecimentos sobre as técnicas da linguagem do Teatro de Animação por meio de experimentações práticas e suas possibilidades expressivas de materiais cotidianos.

Quando: 18 de Junho às 14h30
Onde: sala 401 do Centro de Artes da UFSC (redondo do CFM)
Quanto: gratuito

Atividade destinada exclusivamente aos surdos.

Mais informações e marcação de entrevistas, entrar em contato com as jornalistas Gisa Frantz(48) 9105 – 0191 e Manoela Pinheiro (48)9989-5440, ou pelo e-mail:

 

Divulgação na UFSC: Assessoria de Comunicação da Secult – 3721-9459 e 9911-0524 (Raquel Wandelli)


Leia mais:
– FITAFloripa faz de Santa Catarina o palco mundial da animação


 

Tags: FITAFloripa